Como funciona um secador de leito fluidizado?

Autor: Christy White
Data De Criação: 8 Poderia 2021
Data De Atualização: 13 Poderia 2024
Anonim
Como Funciona o Secador Leito Fluidizado
Vídeo: Como Funciona o Secador Leito Fluidizado

Contente

Secadores de leito fluidizado estão envolvidos em muitas aplicações industriais importantes, especialmente na produção de produtos farmacêuticos. Um secador de leito fluidizado é essencialmente uma aplicação da tecnologia de leito fluidizado, que é amplamente utilizada em combustão. Nesse caso, o leito fluidizado não é utilizado para queimar o material a granel, mas sim para secá-lo.


Secadores de leito fluidizado são utilizados na produção de produtos farmacêuticos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Leitos fluidizados

Quando um sólido finamente dividido é percolado por um líquido ou gás de comportamento fluído sob as condições corretas, este forma uma mistura que possui muitas propriedades de fluidos. Esse tipo de mistura é chamado de leito fluidizado. Em um secador de leito fluidizado, o material em pó é agitado em uma tela vibratória que move-se sobre a entrada, que fornece ar para o processo de secagem.

Secagem

Uma corrente de ar morno ou quente entra no secador através da entrada de ar. Partículas de material a granel ficam suspensas em uma corrente turbulenta. Elas são então fluidizadas, ou seja, a mistura de ar e partículas começa a se comportar cada vez mais como um fluido homogêneo. O calor do ar promove evaporação, ajudando a secar o sólido mais rapidamente. Para evitar que o material a granel deixe o secador com o ar, os projetos devem incorporar um exaustor afunilado para reduzir a velocidade na porta de exaustão.


Características

Muitas das características do secador de leito fluidizado dependem de seu projeto e aplicação. Leitos fluidizados back-mix tratam os materiais que se tornam fluidizáveis depois que os materiais nas superfícies evaporam. Ao permitir que os sólidos misturem-se na ida e na volta, eles preservam as condições uniformes, através das camadas fluidizadas. Em contraste, leitos fixos utilizam chicanas para evitar que os sólidos se misturem ao longo do plano horizontal, assegurando que as condições variem uniformemente. Outros projetos incorporam variações desses dois tipos.

Processadores de leito fluidizado

Processadores de leito fluidizado dependem dos mesmos princípios operacionais, mas eles podem ser utilizados para secagem, mistura, resfriamento e agregamento de materiais. Um secador de leito fluidizado é basicamente uma subcategoria de um processador de leito fluidizado, que é uma subcategoria de dispositivos de leito fluidizado. Muitos produtos alimentícios, detergentes, medicamentos e polímeros são tratados em secadores de leito fluidizado ou outros tipos de processadores.