Contente
A maioria das residências é suprida somente com alimentação elétrica monofásica. Se você comprar um equipamento para sua oficina, como um compressor de ar, poderá ficar desapontado. A maior parte dos motores existentes no comércio são trifásicos. Os motores trifásicos não funcionam bem com alimentação monofásica, pois recebem apenas dois terços da sua potência máxima. Para obter maior rendimento desse tipo de motor, será necessário usar um conversor de monofásico para trifásico.
Instruções
Grandes motores comerciais utilizam alimentação elétrica trifásica (motors image by Dusan Radivojevic from Fotolia.com)-
Desligue a alimentação elétrica para a fonte de alimentação monofásica que fornece potência para o conversor monofásico-trifásico. Lembre-se que a segurança vem em primeiro lugar quando se trabalha com eletricidade.
-
Conecte os fios vermelho e preto da fonte de alimentação monofásica aos terminais de entrada monofásica do conversor de fase. Essas conexões dos terminais geralmente são parafusadas. Elas podem ser apertadas ou desapertadas usando uma chave de fenda ou de soquete.
-
Localize as conexões trifásicas no conversor de fase. Conecte cada fio de cada fase do novo motor aos conectores de fase do conversor ligando o fio preto em L1, o fio vermelho em L2 e o fio azul em L3. L1, L2 e L3 são as conexões de fase no conversor. Alguns conversores possuem um plugue padronizado, de modo que o novo motor possa ser ligado com facilidade.
O que você precisa
- Conversor de monofásico para trifásico
- Chave de fenda
- Jogo de chaves soquete