Contente
Os letreiros de néon são populares para publicidade por causa de suas cores atraentes. Ele foi o primeiro gás inerte utilizado em letreiros, de modo que toda iluminação deste tipo é ainda referida como luz de néon, embora haja um certo número de outros gases inertes que agora são utilizados. Diferentes gases inertes criam diferentes cores, incluindo o roxo.
Os letreiros de néon roxo podem realmente chamar a atenção (Image by Flickr.com, courtesy of Ellie Van Houtte)
Argônio
O argônio é um gás usado em letreiros de neon para produzir vários tons de roxo ou lavanda. Ele pode também ser misturado com outros elementos para criar uma variedade de outras cores.
Gases inertes
O argônio, como o néon (neônio), é um dos gases inertes, ou nobres. Eles são chamados assim porque não fazem normalmente ligação com outros átomos, e mantêm as suas estruturas moleculares. Reações forçadas fazem o argônio e outros gases inertes brilharem.
Propriedades
O símbolo químico do argônio é Ar e seu número atômico é 18. Descoberto em 1894, o argônio representa cerca de 1% da atmosfera. O nome argônio é derivado da palavra grega "argos", significando "inativo".
Luzes néon
Gases inertes, tais como o argônio, criam o brilho familiar do néon quando são forçados a reagirem. Estas reações ocorrem quando uma voltagem é adicionada ao gás em um tubo selado. Este tubo se torna a luz de néon.
Outras cores
Quando usado em letreiros de néon, outros gases inertes criam cores diferentes. O néon brilha na cor vermelha, o mercúrio brilha na cor azul, e o criptônio na cor verde. A luz na cor ouro vem do hélio, e o xenônio cria uma cor cinza ou cinza-azulada quando usados em letreiros de néon.