Contente
Se você for um atleta, gosta de exercícios ou simplesmente prefere alternativas doces para a água, talvez desfrute das bebidas Gatorade. Elas, com moderação, oferecem uma opção saudável se usá-las para suas necessidades de nutrição esportiva. Contudo, as escolhas alimentares são muito importantes se estiver preocupado com sua pressão arterial — e muito Gatorade pode aumentá-la.
Um homem bebendo Gatorade após um exercício (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
Visão geral
Os produtos Gatorade vêm em garrafas de prontas para beber, assim como pós para misturar na água. A linha G Series, G Series Fit and G Series Pro incluem opções para antes e durante o exercício e para reabastecer os músculos depois do treino. A maioria não é uma boa fonte de nutrientes essenciais para a regulação da pressão arterial, como potássio e fibras alimentares, mas os produtos de recuperação de alta proteína oferecem cálcio, que ajuda a manter uma pressão saudável.
Consumo de sódio
As bebidas ricas em sódio, como o Gatorade, podem aumentar a pressão arterial, de acordo com as Diretrizes Dietéticas de 2010 do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Cada porção de 235 ml da maioria dos produtos Gatorade oferece cerca de 110 mg de sódio. Os adultos saudáveis não devem ter mais de 2.300 mg por dia. Seu total aumenta rapidamente quando você consome o Gatorade em vez de água ou outras bebidas sem sódio.
Preocupações com peso
O Gatorade pode influenciar o ganho de peso por causa de suas calorias, o que eleva a pressão arterial. Muitos produtos têm de 50 a 90 calorias em doses de 235 ml; as garrafas têm até quatro porções por recipiente. Cerca de dois terços dos americanos estão acima do peso ou obesos, e bebidas com açúcar, incluindo bebidas esportivas, estão entre as principais fontes de calorias na dieta americana típica, de acordo com as Dietary Guidelines de 2010.
Outras informações
O Gatorade oferece alguns benefícios para longas sessões de treino ou competições, pois fornece carboidratos e também ajuda a manter os níveis de eletrólitos durante períodos de transpiração intensa. A Iowa State University sugere uma bebida com 50 a 179 mg de sódio e 30 a 50 mg de potássio por copo, e muitas opções do Gatorade se encaixam nos critérios. No entanto, se sua sessão de exercícios durar menos de uma hora, a água é uma opção melhor.