Contente
Enquanto o peróxido de benzoíla é um produto comum usado em humanos para tratar problemas cutâneos, seu uso pode ser também útil em gatos. No entanto, seu uso tópico nos felinos deve ser estritamente limitado sob a orientação de um veterinário.
Produtos de peróxido de benzoíla também são usados em gatos (Image by Flickr.com, courtesy of Powi) (Per Ola Wiberg)
Identificação
O peróxido de benzoíla é um produto antibacteriano com propriedades lubrificantes e eficazes contra uma ampla variedade de bactérias. Ele está comumente disponível como shampoo ou gel tópico.
Alertas
Embora haja uma variedade de produtos sem prescrição contendo peróxido de benzoíla, de acordo com o Vetinfo.com, tais formulações humanas não são capazes de tratar distúrbios cutâneos dos felinos, visto que a alta concentração deste produto pode irritar a sua pele.
Tipos
Existe no entanto uma variedade de produtos com peróxido de benzoíla com formulações adequadas para os gatos. Alguns exemplos são o shampoo pyoben, oxydex e sulfoxydex.
Há vários shampoos com peróxido de benzoíla para os gatos (Image by Flickr.com, courtesy of Adrian Boliston)
Uso
O peróxido de benzoíla é geralmente usado para tratar a acne felina. Os gatos afetados por ela desenvolvem normalmente inchaço, espinhas e manchas pretas no queixo.
Cuidados
Os produtos de peróxido de benzoíla devem ser mantidos longe dos olhos dos gatos e das membranas das mucosas. Se alguma reação adversa for observada, consulte seu veterinário.