Contente
Assim como os seres humanos, os cães também têm doenças bucais. Felizmente, existe uma ampla variedade de técnicas odontológicas disponíveis para os animais de estimações. As gengivas inchadas em um cão são um sinal comum de vários tipos de problemas dentais.
Os cães também têm problemas bucais (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
Identificação
O inchaço das gengivas pode estar acompanhado de vermelhidão. Além disso, a inflamação pode ocorrer em áreas específicas, como ao redor de um único dente ou em toda parte inferior da boca.
Tipos
Um veterinário é a pessoa mais indicada para determinar a origem do problema. As causas mais comuns incluem gengivite, dentes inflamados, acúmulo de placa bacteriana ou tártaro e doença periodontal.
Solução
Um cão que apresenta gengivas inchadas deve se consultar com um veterinário para um diagnóstico e tratamento mais precisos.
Prevenção
Limpezas dentais regulares feitas pelo veterinário em combinação com escovamento diário pode prevenir contra futuras doenças e infecções orais. Além disso, existem inúmeros brinquedos e petiscos que promovem a higiene bucal em cães.
Benefícios
Exames dentais regulares ajudam a diagnosticar outros problemas que o dono pode não ter percebido.