Contente
A glicerina atrasa a evaporação da água, fazendo as bolhas durarem mais (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
História
A prática de soprar bolhas de sabão remonta ao século 17, quando as crianças usavam cachimbos de barro e as sobras da água de lavar louça. As bolhas sopradas desta maneira não duravam muito tempo no ar. Isso mudou com a adição de glicerina às receitas modernas de solução para bolhas.
Glicerina
Glicerina, ou C3H5(OH)3, é um subproduto natural do processo de fabricação de sabão. Ela é produzida como a saponificação de gorduras animais usadas para criar sabão. De fato, a American Dietetic Association, dos Estados Unidos, classifica a glicerina como um carboidrato, por causa da sua transformação a partir de gordura. Como um produto acabado, a glicerina é espessa, clara e inodora, com um sabor levemente adocicado. A capacidade dessa substância de se dissolver na água é particularmente útil para fazer bolhas.
Efeitos
As bolhas estouram porque a camada externa de água evapora para o ambiente. Sem água para manter a estrutura esférica, elas se rompem. A glicerina funciona atrasando o processo de desidratação. Ela tem as propriedades únicas de ser capaz de produzir ligações fracas com o hidrogênio, evitando que a água evapore rapidamente. A glicerina é também higroscópica. Isto significa que ela tem a capacidade de atrair água para fora do ar, o que também pode contribuir para a sua capacidade de resistir à evaporação por mais tempo.