Contente
A maioria das pessoas pode achar que os DVDs são apenas algo para reproduzir arquivos de vídeo, mas eles também podem ser usados como mídias portáteis de armazenamento. Quando você faz um DVD de dados, é possível gravar quase qualquer tipo de arquivo na mídia, incluindo o popular formato RAR. O processo é simples. Uma vez terminado o processo, poderá acessar os arquivos em formato RAR de qualquer computador que tenha um leitor de DVDs.
Instruções
Gravar arquivos em DVD é mais simples do que parece-
Crie uma nova pasta em sua "Área de Trabalho" que será gravada no disco. Lembre de dar um nome de fácil memorização para que possa ser reconhecida depois de inserir o DVD de dados em um outro computador.
A pasta deve ter um nome de fácil memorização (market folder on the pc screen image by Alexey Klementiev from Fotolia.com) -
Coloque todos os arquivos RAR que se deseja gravar dentro dessa pasta. É importante que os arquivos estejam em sua forma compactada, sem extrair seu conteúdo, ou seja, os arquivos que são produzidos ao ser salvos em RAR compactado.
-
Insira um DVD virgem no leitor de DVD-RW. Certifique de que não haja nada gravado no DVD para que se tenha bastante espaço para caberem todos os arquivos RAR.
Verifique o espaço disponível para gravação no DVD (dvd image by Jose Juan Castellano from Fotolia.com) -
Arraste a pasta recém-criada na janela do DVD. Vale lembrar que não é para "extrair" os arquivos RAR aqui, pois pode causar erros na leitura dos arquivos. Apenas arraste a pasta toda que foi criada no 1º passo.
-
Clique em "Gravar" no canto esquerdo da tela. Um aviso irá aparecer perguntando se quer gravar os arquivos de dados na pasta. Clique em "OK". Uma barra de status com um tempo estimado de gravação irá aparecer. Quando essa barra estiver cheia, é sinal de que seus arquivos RAR foram gravados com êxito.
Acompanhe a barra de status para verificar o tempo de gracação (dvd image by Tribalstar from Fotolia.com)
Criando pasta a ser gravada
Dicas
- Se houver algum problema com os arquivos, com a mídia ou mesmo com o gravador, o sistema avisará de qualquer impedimento para a gravação. Verifique se existe algum conflito entre os mesmos.
- O tamanho dos arquivos é de extrema importância para a gravação do DVD. Somando tudo, não podem ultrapassar a capacidade total da mídia.
Aviso
- Mesmo que tenha arquivos RAR que contenham arquivos de vídeo, esses não serão reproduzidos em um DVD player comum. Você só poderá acessar através de um computador.
O que você precisa
- Gravador de DVDs
- DVDs virgens