Contente
Um layout apropriado e eficiente é essencial para o estacionamento de uma empresa ou grupo de empresas. Nada irrita ou distrai mais os clientes do que não poder estacionar facilmente. Um desenho efetivo do estacionamento leva em conta o espaço disponível, os tamanhos e tipos de vagas e como elas podem ser organizadas de forma conveniente.
Estacionamento (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Via central
Obviamente, deve-se deixar espaço para as pessoas poderem entrar de frente ou de ré ao longo das bordas do estacionamento, mas se ele for grande o suficiente, pode-se incluir uma ou duas filas no meio, para que mais carros possam estacionar. As vagas devem ser desenhadas em ângulo agudo, para que os carros possam entrar facilmente, e o tráfego deve ser direcionado de forma que não cause congestionamento. Isso também pode permitir colocar mais vagas nessas filas duplas.
Vagas do tamanho adequado
Vagas de tamanhos diferentes também devem ser planejadas no estacionamento. Espaços para carros compactos devem ser sinalizados. Uma área ou fila pode acomodar motos para que elas não ocupem as vagas dos carros. Deve-se reservar espaços para utilitários, para que não danifiquem outros carros ao abrir as portas.
Calçadas
Se o estacionamento que está projetando for grande, e a empresa ficar em um determinado canto, tente criar algumas calçadas para que as pessoas que acabaram de estacionar não tenham que ficar andando pelo asfalto, correndo o risco de se machucarem e atrasarem os outros que ainda estacionarão, causando congestionamentos.
Uma boa maneira de fazer isso é criar calçadas pequenas entre as vagas centrais, no meio e ao redor dos limites do estacionamento. Os carros nas vagas centrais devem ser impedidos de avançar demais, usando-se blocos de cimento arranjados em forma de guia no limite da vaga.