Quais são os lugares que mais sofrem com os terremotos?

Autor: John Stephens
Data De Criação: 22 Janeiro 2021
Data De Atualização: 29 Junho 2024
Anonim
Quais são os lugares que mais sofrem com os terremotos? - Artigos
Quais são os lugares que mais sofrem com os terremotos? - Artigos

Contente

Certas regiões do mundo têm mais vulnerabilidade a terremotos do que outras. Muitos terremotos ocorrem quando grandes partes da crosta terrestre, chamadas placas tectônicas, deslocam-se em áreas abaixo da superfície, onde duas placas se encontram. Fraturas na crosta, chamadas de falhas, também podem causar terremotos, mesmo em regiões afastadas de um limite de placa.


Danos causados por um terremoto (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Japão

A localização do Japão torna o país particularmente suscetível a terremotos. Várias falhas pontilham a área e quatro grandes placas tectônicas têm fronteiras na região. Um dos terremotos mais devastadores a atingir o Japão ocorreu no dia 11 de Março de 2011. Um tsunami causado pelo terremoto atingiu a ilha de Honshu, perto da cidade de Sensai, e causou grande destruição. O desastre causou a morte de milhares de pessoas e a liberação de radiação nuclear, como resultado dos danos a uma usina nuclear.

Chile

O Chile fica no topo do limite da placa tectônica Nazca e da placa Sul-americana. Esse local precário deixa o país vulnerável a grandes terremotos. Até Junho de 2011, o terremoto mais forte que os cientistas já tinham registrado ocorreu no Chile, em 1960. Felizmente, esse terremoto extremamente forte não resultou em uma enorme perda de vidas, uma vez que muitos chilenos estavam fora de suas casas, devido ao abalo antes do grande evento. Outros grandes terremotos atingiram o Chile em 1985, 1995 e 2010.


Outras áreas

Embora o Japão e o Chile constituam duas das principais regiões sujeitas a terremotos no mundo, muitas outras áreas têm uma forte suscetibilidade aos tremores de terra. O Sul da Califórnia enfrenta o perigo constante da falha de San Andreas e teve um grande terremoto em 1994. Istambul, na Turquia, fica perto da falha do Norte da Anatólia, e grande parte da população da cidade enfrenta o perigo constante de terremotos. Outras áreas vulneráveis do mundo incluem a China, o Sudeste Asiático e o Pacífico Noroeste dos Estados Unidos.

Segurança sobre terremotos

Se você estiver preso em um terremoto, algumas ações podem ajudar a limitar o risco de lesões. Se estiver dentro de casa, esconda-se embaixo de uma mesa ou de outra peça resistente. Fique longe de objetos de vidro e janelas ou de qualquer coisa que possa cair sobre você. Não tente sair durante o terremoto. Se estiver ao ar livre, fique o mais longe possível de prédios, postes e linhas de energia. Os maiores danos causados por terremotos resultam da queda de muros e de pedaços de vidro.