Contente
Hélices de vento de alumínio são também conhecidas como ventoinhas. Por serem movidas pelo vento, elas compõem um dos três tipos diferentes de ventoinhas -- por atrito e por corda sendo o segundo e terceiro lugar, respectivamente. De acordo com o Dicionário de Inglês Oxford, a primeira menção à palavra ventoinha foi em uma referência aos anos de 1400, em uma brincadeira de criança. No entanto, a verdadeira origem do instrumento é desconhecida, mas acredita-se que ele exista há muitos séculos, em diferentes formatos.
Houve relatos de que George Washington trouxe "ventoinhas" da guerra para casa (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Premissa
Itens giratórios de artesanato feitos com latas de alumínio funcionam sob o mesmo princípio de um ventilador desligado. As hélices podem ter qualquer formato e são ligadas a um círculo central. O círculo é perfurado por um mecanismo com uma vareta pequena e é preso por um dispositivo de parada, que não interfere no movimento. Quando o vento sopra, as hélices são empurradas e giram. Moinhos de vento e turbinas eólicas também funcionam neste mesmo princípio de energia eólica e de movimento.
Aprofundando
Esses itens de artesanato existem em diferentes formatos e podem ser feitos com qualquer tipo de lata de alumínio, como latas de refrigerante. Alguns modelos são altos e trançados, enquanto outros se assemelham à forma conhecida de cata-vento.
Faça o seu prórpio
Fazer seu próprio item giratório de alumínio pode ser fácil e barato. No entanto, ele exige a supervisão de um adulto. Os materiais necessários são: uma lata de alumínio, uma faca, uma vara de tarugo de madeira, um prego pequeno e um martelo. Retire o topo da lata, fatie as laterais em seis a oito pétalas, deixando a parte inferior de cada pétala ligada ao fundo da lata de refrigerante. Pregue o fundo da lata à vara de madeira, deixando as pétalas estufadas como as de uma flor, e dando espaço suficiente para o fundo da lata rodar.
Sua influência
A influência dos itens giratórios feitos com latas de alumínio resultou em dois tipos de mercados. Um grande mercado onde você pode comprar hélices de vento feitas com uma lata da sua bebida favorita. O outro mercado é o grande mercado comercial e adaptou a ideia, utilizando o alumínio leve, para criar ventoinhas de gramados e ornamentos para jardim. Eles giram facilmente com a mais leve brisa e são resistentes à ferrugem. Algumas hélices de vento de alumínio são muito afiadas e exigem cuidado e cautela, quando manipuladas.