Contente
A mandala é uma das formas de arte mais antigas da humanidade. Com um círculo como base, ela reflete a eternidade e toda a natureza: o Sol, a Lua e até mesmo ninhos do pássaros. Os mais variados tipos de mandalas podem ser encontradas em todas as religiões, assim como na psicologia.
A mandala é uma das artes mais antigas da humanidade (Mandala 1 image by BG Designs from Fotolia.com)
História
A palavra "mandala" vem do sânscrito e significa "círculo". De acordo com o artista mandala Charles Gilchrist, criador do "Geometria Sagrada", um guru errante pode ter trazido as primeiras mandalas de meditação ao Tibete por volta do século 8. Mandalas foram encontrados em todo o Extremo Oriente, e simbolismos nativos americanos são baseados no "arco sagrado". Mandalas são consideradas de origem oriental, mas seria difícil, se não impossível, encontrar qualquer civilização sem alguma consciência do simbolismo e potência do círculo para um autoexame espiritual.
Significância
O círculo é a forma mais natural conhecida pela humanidade. O universo é composto de planetas, estrelas, luas e do Sol -- todas são redondas. O sol nasce e se põe em um círculo interminável, estações do ano passam em um círculo anual. Árvores, pedras e gotas de chuva são circulares, e a maioria das frutas e flores são esféricas. As células e átomos que compõem tudo dentro do universo são circulares.
Simbolismo religioso
Mandalas têm sido usadas por budistas, hindus, tibetanos e pelos nativos americanos em orações, meditações e para a cura. Os budistas fazem pinturas mandala de areia que são destruídas depois de terem servido ao propósito. Muitas religiões cristãs usam a mandala mesmo sem perceber. Por exemplo, as janelas das catedrais góticas, com desenhos intricados, são claramente mandalas.
Psicologia
Hoje em dia, mandalas são muitas vezes utilizadas em terapia para representar a "integridade" do paciente. Bebês com menos de uma semana preferem olhar para círculos do que outras formas, o que indica que os seres humanos têm um desejo inato de olhar para formas circulares. Quando as crianças aprendem a desenhar, o círculo é a primeira forma que elas fazem depois de rabiscos aleatórios. Quando adultos, desenhar um círculo nos ajuda a lembrar da nossa infância. Fazer uma mandala pode ajudar as pessoas a recuperar o senso e reconhecer o próprio lugar no mundo.
Arte mandala
A mandala como forma de arte continua ainda hoje, também. O caleidoscópio é uma das maneiras mais simples de experimentar a arte mandala. Alguns artistas usam registros reciclados e discos compactos para formar a base das mandalas, enquanto outros usam argila, telas, pratos ou até mesmo tecido. Desenhos fractais, com a autorreplicação e base em geometria, são por vezes usados para criar arte mandala, também.