Contente
Os móveis Chippendale são conhecidos por sua atenção aos detalhes e elegância. Uma das peças mais famosas é a cadeira Chippendale. Eles são esculpidos em madeira escura, projetados em estilos populares ingleses do século XVIII. Os estilos de mobiliário incorporaram o uso de motivos comuns ingleses, chineses e góticos.
Sofá em estilo Chippendale (elegant chair image by Paul Moore from Fotolia.com)
História
Thomas Chippendale nasceu em 1718 em West Yorkshire, Inglaterra. Ele era conhecido como um inovador que publicou um dos primeiros livros de design de mobiliário, que detalha os modelos de móveis de design inglês em voga em meados do século XVIII.
Importância
Chippendale reuniu vários projetos já existentes, como a cadeira comum da sala de jantar, e acrescentou seu próprio senso de estilo, que incluía esculturas elegantes nas pernas da cadeira. Esse foi um marco inicial da rigidez e da natureza régia de mobiliário tradicional até esse ponto.
Vantagens
Seu livro foi conhecido no mundo inteiro e tornou o nome Chippendale familiar. Seu estilo foi imitado por outros fabricantes de móveis, da América à Ásia, durante esse tempo.
Tipos
Dentre as características dos móveis Chippendale está o elegante estilo de perna cabriolé Queen Anne, que incorporou um toque distinto à madeira na parte inferior ou pé da perna. Outro estilo típico Chippendale é a pata do leão. O pé da perna é a forma de uma pata de leão.
Identificação
Móveis Chippendale antigos e autênticos são irregulares, pois todas as peças foram feitas à mão. Essa é uma maneira que os colecionadores podem diferenciar o Chippendale genuíno de reproduções, além da datação por carbono da madeira velha.
Considerações
Os móveis Chippendale americanos diferem do estilo europeu, não no design do pé ou da perna, mas no desenho do assento. Os americanos têm assentos em forma de rim. Na América, dentre os fabricantes de móveis Chippendale estão os "Quakers" e várias gerações das famílias "Townsend" e "Goddard".