Contente
Inclinômetros são instrumentos utilizados para medir ângulos no plano vertical e são uma ferramenta útil na determinação da altura de objetos que não podem ser medidos diretamente. As leis da trigonometria permitem que a altura de um objeto seja calculada, desde que a sua distância até a base e o seu ângulo de inclinação sejam conhecidos. Um simples inclinômetro pode ser criado a partir de um canudo e um transferidor.
Instruções
A trigonometria permite que ângulos sejam convertidos em alturas (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)-
Prenda o canudo à borda reta do transferidor com a fita adesiva para criar um orifício através do qual seja possível apontar o inclinômetro. Posicione o canudo de forma que ele exceda ambas as extremidades do transferidor por cerca de 2,5 cm.
-
Faça um furo no transferidor no ponto em que a linha do ângulo de 90º encontra a base, na metade de sua largura. Faça um nó em uma das extremidades do comprimento do fio e passe-o pelo orifício. Acrescente uma gota de cola para prender o nó ao transferidor.
-
Segure o iclinômetro com o canudo no topo e o transferidor pendendo verticalmente abaixo dele. Corte o fio para que ele penda a cerca de 4 cm abaixo da extremidade inferior do transferidor.
-
Prenda um pequeno peso à extremidade inferior do fio para criar uma linha de prumo. Segure o inclinômetro com o canudo posicionado horizontalmente em relação ao chão. Observe a linha de prumo, a qual deverá estar posicionada verticalmente ao longo da linha de 90º. Movimente o inclinômetro e o prumo indicará o ângulo de inclinação.
Dicas
- Tenha cuidado para não obstruir o canudo ao prendê-lo com a fita adesiva ao transferidor, pois você deve ser capaz de ver através dele.
- Utilize uma imagem impressa de um transferidor caso não tenha um.
- Aumente a precisão da visão aumentando o comprimento do canudo.
O que você precisa
- Canudo
- Transferidor
- Fio fino
- Fita adesiva
- Perfurador
- Cola
- Peso pequeno (como uma porca de aço ou pedaço de argila)