Contente
Disjuntores elétricos são instalados na caixa de disjuntores da casa, sendo cada um responsável por um circuito individual. Eles são disponibilizados em tamanhos diferentes, classificados em amperes. As amperagens comuns são 15 A, 20 A e 30 A. Quando a corrente elétrica flui por uma caixa de disjuntores, ela atravessa cada um deles antes de chegar nos circuitos da casa. Se os disjuntores estiverem com defeitos, vários perigos podem surgir.
Disjuntores de circuitos protegem contra curtos e picos de energia (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Picos de energia
Disjuntores de circuitos são projetados para desligarem automaticamente no caso de existir uma flutuação ou pico no fornecimento de eletricidade. Se mais energia entra no circuito do que a bitola dos fios podem suportar, a fiação pode esquentar e causar um incêndio. Isso ultimamente rompe o circuito, mas sem antes que um incêndio possa ameaçar vidas e a casa.
Curtos
Um curto elétrico acontece quando o fluxo de corrente em um circuito toma uma rota não intencionada para a terra, em vez de retornar pelo fio neutro. Isso pode acontecer quando um parafuso do terminal afrouxa e o fio energizado toca no interruptor de metal ou na caixa da tomada. Caso uma pessoa toque na caixa, a eletricidade atravessa o caminho de menor resistência pelo corpo da pessoa, eletrocutando-a. Um disjuntor é projetado para desligar nesse caso, mas se ele estiver com defeito, a pessoa que tocar o botão ou tomada curto-circuitada poderá estar em risco.
Circuito superaquecido
Como cada disjuntor é classificado com um número máximo de amperes que o circuito pode utilizar em qualquer momento, caso ele apresente defeito, mais amperes poderão ser utilizados do que a bitola da fiação elétrica pode suportar. Como no caso de pico elétrico, o fio esquentará e pode pegar fogo até ele derreter e a eletricidade pare de fluir, o que pode colocar vidas em perigo.
Choques
Disjuntores de circuitos são projetados para desligarem automaticamente quado um objeto não intencional toca em um fio energizado. Caso o disjuntor esteja com defeito, o fio continuará energizado, causando um choque elétrico em qualquer um que tocar o fio ou um objeto metálico como uma faca que esteja encostando no fio.