Contente
Muitas raças de cachorros, incluindo os labradores, são vulneráveis a manchas nos olhos, uma descoloração em volta da íris causada pelo excesso de lágrimas. A pele sob os olhos fica constantemente úmida, proporcionando o ambiente perfeito para a levedura vermelha prosperar. A presença da levedura provoca a descoloração e as manchas. Essas manchas podem ser evitadas com algumas técnicas.
Instruções
-
Visite seu veterinário para discutir o problema. Embora um Labrador possa passar por esse problema nos olhos devido ao formato de seu rosto ou genética, o problema também pode ser causado por vasos lacrimais bloqueados ou uma infecção ocular. Essas últimas causas são mais prováveis se seu cachorro nunca passou por isso antes.
-
Verifique a alimentação do seu cachorro. As lágrimas em excesso podem ser causadas por problemas nutricionais, então trocar para uma ração premium e discutir suplementos com seu veterinário poderiam resolver o problema.
-
Adicione seis gotas de vinagre de maçã para cada 200 ml de água que seu cão bebe. Misture bem a água, para que seu cachorro não sinta o gosto do vinagre. Pode ser necessário começar devagar para que ele se acostume, adicionando uma ou duas gotas no início e aumentando para as seis gotas. O cheiro da água com vinagre pode ser desagradável para o animal.
-
Aplique um pouco de soro fisiológico em uma gaze esterilizada e limpe ao redor dos olhos do labrador para desinfetar a área.
-
Limpe o rosto dele três vezes por dia. Isso impedirá que qualquer levedura manche o pelo.
Dicas
- Se o pelo do seu cachorro está manchado pelo fungo, será necessário tosá-lo para remover o pelo atingido. No entanto, evite uma tosa que remova completamente os pelos dessa área, já que quando eles crescerem poderão irritar os olhos do animal.
Aviso
- Nunca use antibióticos no seu cachorro sem antes falar com seu veterinário. Esses remédios não ajudarão a remover a mancha no olho se uma infecção não for a causa. Seu uso pode até causar complicações.
O que você precisa
- Vinagre de maçã
- Água destilada
- Soro fisiológico
- Gaze esterilizada