Contente
A instalação do duto exaustor da cozinha não é um projeto difícil se você seguir as especificações do fabricante, com paciência e cuidado. Não se desvie das instruções fornecidas com o produto que você está instalando. Além disso, confira os códigos do departamento local do edifício para a instalação de sistemas de exaustão da cozinha. Você pode ser obrigado a ter uma licença.
Uma coifa instalada (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)
Dicas de instalação
Um requisito fundamental em qualquer cozinha é uma coifa. Elas são essenciais para ventilação de ar quente e odores culinários para o exterior. O sistema de escape também ajuda a manter as superfícies da cozinha, como armários de bancada e outras superfícies, livres de fumaça e acúmulo de gordura. A canalização deve ser instalada corretamente para assegurar que o exaustor funcione de forma eficiente.
Sempre use o tamanho do tubo recomendado pelo fabricante e acessórios para o modelo de duto exaustor de cozinha que você está instalando. Use tubulação de aço galvanizado inoxidável rígido. Use parafusos de metal para conectar o tubo de desvio e enrole a conexão com fita isolante de alumínio.
Planeje a rota para a canalização de metal. Desafogue a tubulação através do telhado ou instale um pedaço mais curto através de uma parede exterior. Seja qual for o caso, não exceda o máximo de execução conforme determinado pelo fabricante. Certifique-se de que não existam obstáculos ao longo da rota. Elimine o maior número de curvas na tubulação quanto possível, evite qualquer curva de 90 graus. Um monte de voltas e curvas restringe significativamente a capacidade operacional do exaustor. Nunca desabafe diretamente em um sótão.
Se você está desafogando o duto no teto, localize o buraco para o duto entre duas vigas do telhado. Faça a corrida o mais reto possível. A abertura do tubo deve ser posicionada pelo menos 2 metros de distância da chaminé ou de outros tubos de combustão. Bata um prego através da parte inferior do telhado para marcar o local de teste e ir para o telhado e verificar o posicionamento. Pode ser mais fácil cortar o orifício a partir do interior. Use uma serra de vaivém para cortar o revestimento de madeira e telhas.
Instalações para o exterior da parede são mais fáceis e seguem os mesmos procedimentos básicos das interiores. Se o material exterior é de tijolos ou alvenaria de algum outro material, cortar o furo pode ser um pouco mais trabalhoso. Marque a sua abertura e use um pouco de alvenaria para fazer furos nos quatro cantos da abertura. Entre os furos de canto, fure uma série de orifícios pequenos juntos em torno do perímetro da abertura. Use um formão de alvenaria para romper o material.
Quando você instalar o ventilador de telhado ou respirador, certifique-se de que a conexão não vaza. A parte plana da tampa do telhado ou intermitente, ao longo do topo e as laterais, deve ser instalada sob as telhas. Aplique selador plástico para impermeabilizar as junções. Repare as telhas que forem necessárias. A tampa de parede deve ser aparafusada à parede e devidamente selada. Você pode precisar fazer reparos no tapume.