Contente
Inicie a construção de blocos de concreto localizando ou delineando seu perímetro e sua face externa. Será necessária uma fundação reforçada e coesa, blocos de betão, argamassa de cimento, aço reforçado e calda de cimento. Planeje de antemão o tamanho dos blocos e de que forma serão colocados. As informações a seguir são sobre um muro de 20 cm de espessura, 1,20 m de altura e 5 m de extensão em uma fundação de concreto armado com ligações contínuas.
Instruções
Muro de blocos de concreto (bricklayer,mason image by Greg Pickens from Fotolia.com)-
Determine onde irá começar e onde irá acabar a sua obra. Localize a parte de fora do muro, oposto ao lado no qual irá trabalhar. Amarre o barbante às estacas e passe-o por toda a extensão do muro, pelo lado de fora, passando o início e o fim em 1,5 m. Prenda-o a cerca de 20 cm do chão, firme na horizontal. Utilize o nível de linha no centro e ajuste cada ponta, caso necessário. Marque com um lápis, no barbante, onde será o fim e começo de cada bloco de concreto.
-
Prepare-se para preencher um buraco de 20 cm de profundidade com concreto, formando a base da fundação. Cave um fosso alinhado ao barbante de 30 cm de largura, 30 cm de profundidade e 5 m de extensão, indo 15 cm além do barbante das estacas. O fosso deverá se estender desde os 25 cm antes da corda e depois do muro, até 5 cm depois da linha.
-
Derrame concreto no fosso até atingir uma altura de 20 cm e nivele. Insira os dois vergalhões maiores na fundação, deixando-os a uma distância de 15 cm um do outro e afundados 10 cm no concreto. Coloque os vergalhões menores ao longo do meio da fundação com o lado entortado inserido a 10 cm de profundidade. Comece com 10 cm para dentro e a 10 cm de distância da última marcação a lápis no barbante. Coloque mais três vergalhões menores a 1,2 m do último vergalhão. Coloque o último deslocado da marca no lado oposto. Certifique-se de que os vergalhões verticais estejam no meio das beiradas dos blocos de concreto e sobre a linha central do fosso.
-
Utilize o nível de 1,2 m para transferir as últimas marcas a lápis à superfície da fundação. Utilize o giz para traçar uma linha de ponta a ponta em sua superfície. No fim do muro, construa de forma que os fins fiquem verticais e formem degraus por dentro. Para tal, serão necessários 15 dos blocos grandes e 3 dos menores.
-
Guiando-se pela linha do giz, utilize a colher de pedreiro para colocar argamassa ao longo das beiradas de dentro e de fora do muro, até 1,5 m depois da ponta. Utilize o nível de 1,2 m para orientar um bloco grande, de forma que a borda de fora encoste na marca desejada. O comprimento deste se alinhará à linha de giz. Nivele a parte de cima do bloco e certifique-se de que os lados estejam verticais. Utilize a colher de pedreiro para aplicar mais argamassa à fundação e posicione mais 3 blocos grandes alinhados à risca do giz. Nesse processo, vá fazendo o acabamento das juntas com o entalhador. Coloque a próxima fileira em cima desta, começando com meio bloco. As pontas deste devem ficar alinhadas com os centros dos de baixo. Verifique sempre a horizontalidade com o nível de 1,2 m. Vá adicionando blocos até que a fileira esteja pronta. Comece a fazer outra a partir da outra ponta do muro.
-
Com as duas fileiras em seus devidos lugares, mova o barbante para a parte de fora e de cima da primeira fileira, usando os blocos de linha para prender as pontas. Certifique-se de que o barbante esteja firme. Faça um leito de argamassa antes de colocar os próximos blocos e, sobre eles, mais argamassa. Tome cuidado para os blocos não tocarem diretamente o barbante. Aplique o entalhador enquanto as juntas estiverem frescas. Com a primeira fileira completa, mova o barbante para cima e aplique mais uma fileira de blocos. Repita até que o muro esteja completamente erguido.
-
A ponta do muro pronto deverá estar cerca de 10 cm acima do topo dos vergalhões verticais. Esses blocos têm aberturas que permitem que mais vergalhões sejam posicionados por cima do muro (ou em um muro mais alto, à altura do nível de 1,2 metro). Como esse exemplo não prevê reforço horizontal para o muro, utilize uma cauda de cimento para preencher as aberturas onde estejam os vergalhões, limpe ao redor da área e deixe o muro úmido por 7 dias.
Dicas
- Todas as medidas de volume são aproximadas.
- O espaçamento dos vergalhões será menor que 1,2 m em pelo menos um lugar. Existem maneiras de construir muros de concreto sem argamassa (veja a seção Recursos 1). Leve consigo esse artigo a uma loja de materiais de construção, onde os empregados lhe venderão cada ferramenta e também ensinarão a utilizá-las.
Aviso
- Autoridades do governo geralmente exigem licença para construir esse tipo de obra. Oriente-se junto aos representantes locais.
O que você precisa
- Duas estacas de madeira de 2,5 cm por 5 cm
- Martelo para obras
- Rolo de barbante
- Dois blocos de linha
- Linha com nível
- Nível de 1,20 m
- Lápis
- Giz
- Colher de pedreiro
- Entalhador de juntas com 1 cm de raio
- Dois vergalhões de 4,50 m
- Cinco vergalhões de 1,20 m (dobre um ângulo reto a 15 cm de uma das pontas)
- 69 blocos de betão de 20 cm x 20cm x 40 cm
- Seis blocos de betão de 20 cm x 20 cm x 20 cm
- 0,3 m³ de concreto
- 85 L de argamassa de cimento
- 140 L de calda de cimento