Jogos cooperativos para crianças entre oito e doze anos

Autor: Frank Hunt
Data De Criação: 12 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
Jogos cooperativos para crianças entre oito e doze anos - Artigos
Jogos cooperativos para crianças entre oito e doze anos - Artigos

Contente

Ensinar as crianças a cooperarem pode ser uma tarefa difícil. Portanto, transformar a cooperação em um jogo se mostra muito eficaz. Elas podem aprender a cooperar sem nem perceber, pois são forçadas a trabalhar juntas para completar certas tarefas. Aqui vão alguns exemplos de jogos cooperativos que podem ser usados por crianças entre oito e doze anos.


É importante que as crianças aprendam cooperação bem cedo (School children image by Tatiana Belova from Fotolia.com)

Jogo da correspondência

Esse jogo permite que os alunos trabalhem em grupos grandes e usem seu conhecimento combinado para resolver um enigma. Separe os alunos em dois grupos. Dê a cada grupo uma pilha de fotos, junto com uma pilha separada de nomes e títulos que descrevam as fotos. Cada equipe deve tentar corresponder todas as palavras com as fotos, antes que o outro time o faça. Quando uma das equipes terminar, verifique se corresponderam todos os itens corretamente. Caso contrário, o jogo continua até que um time termine devidamente.

Jogo do paraquedas

Este é um jogo divertido, que pode ser jogado em uma aula de educação física, usando um paraquedas gigante. Os alunos precisam trabalhar juntos, de modo a controlar o paraquedas e os outros objetos envolvidos. A maioria dos alunos se diverte ao brincar com paraquedas, pois envolve exercício físico, mas não requer habilidade ou experiência anterior. Estenda um paraquedas no meio do chão. Peça que seus alunos fiquem de pé, em volta, e cada um pega uma borda. Deixe que se acostumem a movimentar o paraquedas em conjunto, para criar repetidas ondas no tecido. Depois que os alunos praticarem um pouco, jogue uma bola no paraquedas. Eles terão que combinar energias e movimentos para manter a bola pulando. Continue jogando mais bolas nos paraquedas, para tornar o jogo mais desafiador.


Desafios com a sacola de feijão

Os alunos podem trabalhar juntos para completar diferentes desafios, com a sacola de feijão. Divida as crianças em grupo de dois ou três. Arrume pequenas estações pela sala, cada uma contendo instruções para uma atividade diferente. Isso pode incluir tudo, de passar a sacola da mão esquerda de um parceiro para a direita do outro trinta vezes até sacudir a sacola na cabeça. Cada grupo deve trabalhar junto, fazendo o melhor para completar cada tarefa e então anotar os resultados. As crianças terão que se ajudar para conseguir uma pontuação maior no final. Você pode recolher os resultados e determinar o time vencedor.

Perseguição no triângulo

Essa variação do pega-pega faz com que os alunos trabalhem juntos, ao invés de quererem vencer o jogo sozinhos. Separe as crianças em grupos de quatro e peça que juntem as mãos com os colegas, de modo a formarem um triângulo. Escolha um dos alunos no triângulo para ser o alvo, enquanto uma pessoa fora do triângulo será o perseguidor. O grupo terá que trabalhar junto, movendo-se estrategicamente para proteger o amigo do perseguidor. Após o aluno alvo ser alcançado, ele troca de lugar com o perseguidor e o grupo recomeça o jogo.