Contente
Os adjetivos e preposições nos ajudam a descrever o mundo, e, por isso, as atividades que exploram as partes do discurso devem ser táteis e altamente interativas. Se as lições de gramática forem envolventes e motivantes, os alunos estarão mais propensos a memorizá-las e terem sucesso em aplicar o conhecimento. Os professores do ensino médio podem desenvolver uma coleção de jogos para que as aulas sejam desafiadoras, porém agradáveis.
Jogos táteis e interativos podem ajudar alunos do ensino médio a praticar lições de gramática (Comstock/Comstock/Getty Images)
Gramática com arte
Peça aos alunos para criarem as próprias pinturas usando o máximo de materiais possível, de forma que haja uma boa mistura de cores, formatos e texturas. Deixe que cada um descreva a própria pintura e o trabalho de um amigo, utilizando quantos adjetivos puder. Coloque junto uma apresentação de slides de obras de arte e comece uma discussão em sala para retratar as pinturas. Divida a classe em times de dois e faça-os se sentarem de costas um para o outro; um estudante em cada par é equipado com utensílios de arte (lápis de cor, aquarela ou giz de cera) e o outro é o instrutor. Este deve dizer ao artista o que desenhar, por exemplo "faça uma linha longa e sinuosa em uma cor brilhante", ou "pinte uma paisagem linda". Quando cada par tiver tido tempo de criar a figura, compartilhe o trabalho em um debate com a classe.
Obras de arte são perfeitas para praticar a descrição (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Cinco sentidos
Uma lição dos cinco sentidos também pode ser um caminho para se falar sobre adjetivos. Grave ou encontre uma compilação dos sons do dia a dia; faça com que os alunos descrevam as vibrações usando adjetivos e tente adivinhar que objeto ou criatura está fazendo o barulho. Para praticar o tato e o olfato, esconda os objetos em uma caixa opaca e peça para que cada aluno toque ou cheire os objetos sem vê-los e, em seguida, descreva-os, e adivinhe o que poderiam ser usando adjetivos criativos. Para explorar a visão, apresente fotografias de objetos tiradas extremamente de perto e faça com que os alunos tentem perceber qual é o item usando adjetivos descritivos, como molhado, espinhoso, torto, pequeno, ou outras palavras que se relacionem com forma, tamanho ou aparência em geral.
Ensine adjetivos explorando os sentidos dos alunos (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
Jogos de preencher os espaços
Crie um conto usando uma vasta gama de preposições, adjetivos, substantivos e verbos. Remova algumas partes principais e faça com que os alunos apresentem substituições sem saber o contexto completo. Revele-o então com as novas partes do discurso, e faça com que um aluno leia a história boba e, por vezes, estranha, para a classe. Forneças jogos de completar os espaços com histórias de notícias de interesse geral, removendo as palavras chave, como adjetivos para descrever uma pessoa, lugar, ou animais, e preposições que representem a localização de cidades ou objetos; trabalhe com um time grande para completar as palavras que fazem a história mais descritiva e interessante. Ofereça folhas de exercícios de preenchimento de espaços com adjetivos e preposições para que os alunos façam em casa ou completem durante um momento de estudo individual.
Contos podem ser um ótimo meio de praticar adjetivos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)Jogo do mapa das preposições
Crie um mapa fictício com pontes, florestas, casas, ruas e talvez algumas criaturas de contos de fadas. Distribua cópias dele e faça com que os estudantes guiem o resto da classe para um destino da escolha deles, primeiramente usando preposições, por exemplo, "por cima da pponte" , "através da floresta" ou "no final da rua". Ou escolha um local no mapa e faça com que os alunos descrevam onde ele fica em relação a outros lugares. Por exemplo, pergunte, "Onde fica o correio?" e os alunos poderiam responder, "Fica na avenida principal, em frente à escola e ao lado do parque." Os alunos também podem praticar com jogos de adivinhação em pares ou grupos pequenos, com um estudante escolhendo secretamente um local e os outros membros do time fazendo perguntas usando preposições para adivinhar o lugar.
Seguindo as direções de um mapa, os alunos praticam as preposições (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)