Contente
Na idade de três a quatro anos, as crianças estão se desenvolvendo emocionalmente, começando a entender que as emoções afetam a todos em sua volta. Elas começam a compreender outras experiências, sendo capazes de citar diferentes emoções que se passam com elas mesmas e com os outros. As expressões faciais são importantes nessa idade, pois as crianças começam a perceber que elas estão associadas às emoções.
Durante a idade de três a quatro anos, as crianças começam a compreender o que essa menina da foto está sentindo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Jogo sobre emoções
Use cartões para criar um jogo sobre emoções. Em algumas placas, desenhe rostos com diferentes emoções, como alegria, tristeza, animação, braveza ou raiva. Busque revistas e recorte imagens contendo casos que reportem diversas pessoas reagindo a determinadas situações de diferentes maneiras emotivas. Anexe as imagens junto aos cartões. Deixe as crianças relacionarem cada situação de emoção durante o tempo livre que tiverem ou com a ajuda dos professores.
Bingo
Use um modelo de bingo para criar um jogo. Desenhe rostos com expressões diferentes nas áreas quadradas da cartela. Deixe o centro do quadrado livre. Ao jogar o jogo, chame por uma emoção ou faça uma careta para as crianças observarem. Elas vão relacionar cada tipo de emoção com os rostos desenhados sobre os cartões. Peça que as crianças relacionem as emoções as ajudarão a identificá-las pelo nome, combinando-as com as caretas, o que denota o desenvolvimento das habilidades de uma criança de três a quatro anos de idade.
Como ele se sente?
Encontre fotos de rostos em revistas ou livros. Certifique-se de que as faces retratam uma variedade de emoções em razão da expressão das pessoas. Anexe as imagens junto aos cartões. Segure-os para que a classe os veja, perguntando aos alunos o que as pessoas nas gravuras estão sentindo. Após a resposta das crianças, pergunte o motivo das pessoas se sentirem dessa maneira. Além disso, pergunte quais as situações que poderiam ter causado as reações destacadas.
O que você faria?
Procure imagens de pessoas que estão tristes, felizes, magoadas ou com raiva. Essas imagens podem ser de uma criança ao lado de um copo derramado, uma pessoa que tenha caído no chão ou em um grupo de crianças brincando em um playground. Mostre às crianças cada imagem individualmente e pergunte o que elas fariam se vissem a pessoa da foto na vida real. Essa atividade as ajudará a praticar a empatia, pois nessa faixa etária, elas estão começando a entender e reagir em razão das emoções das outras pessoas.