Contente
- Funcionamento de uma caldeira
- Possivel causa para ruídos na caldeira: depósito de minerais
- Possíveis causas mecânicas para o barulho
Caldeiras são utilizadas no aquecimento doméstico (Wikicommons: public domain: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gasboiler.JPG)
Funcionamento de uma caldeira
Caldeiras utilizam fontes de energia: óleo, gás, propano ou eletricidade para aquecer a água a temperaturas entre 71° e 82° Celsius. Esta água aquecida é enviada por encanamentos até chegar a radiadores encontrados em todos os cômodos de um imóvel. Na medida em que a água quente passa pelos tubos nos radiadores, eles ficam aquecidos e geram um calor extra para os cômodos. Após perder seu calor, a água resfriada volta à caldeira para ser aquecida novamente e recomeçar o ciclo.
Possivel causa para ruídos na caldeira: depósito de minerais
A água dura utilizada pela caldeira tem uma maior concentração de sais de cálcio que a comum. Na medida em que ela é aquecida, esses sais de cálcio se tornam insolúveis e se depositam no fundo do recipiente onde são aquecidos. O que pode ser uma panela em um fogão ou uma chaleira para uma caldeira. O barulho ouvido no aquecimento de uma caldeira é conhecido como apito ou chiado. Quando a água flui muito lentamente pelo encanamento, pode acabar fervendo, e as bolhas geradas por essa atividade se chocam contra as paredes dos tubos e criam um som semelhante a uma batida. Um purificador de água caseiro pode ajudar com esse problema.
Possíveis causas mecânicas para o barulho
Caldeiras que são muito grandes para o sistema de aquecimento ou com configurações mal feitas no retorno do fluxo de água, podem emitir ruídos durante o aquecimento. Ambas podem causar bolhas ou problemas de fervura nas tubulações do sistema da caldeira, o que pode levar aos sons de batidas geralmente ouvidos. Certificar-se de que a caldeira tem o tamanho adequado para o sistema e que a temperatura de retorno seja de somente 11° Celsius diferente da temperatura da água aquecida.