Contente
Os fornos de micro-ondas oferecem velocidade e eficiência para aquecer alimentos e água. Utilizar o aparelho é bastante simples e muitas vezes envolve touchpads numéricos ou configurações pré-programadas projetadas para usos específicos de aquecimento de alimentos. Os fornos costumam fornecer um serviço confiável se o operador utilizar algumas precauções simples, como não utilizá-lo enquanto ele estiver vazio.
Danos podem resultar da operação de um forno de micro-ondas vazio (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
Micro-ondas eletromagnéticas
A energia emitida pelo magnétron do micro-ondas faz com que as moléculas de água vibrem ao esquentar o alimento. As micro-ondas eletromagnéticas passam através de materiais como o vidro, mas são refletidas pelo metal, fazendo com que se movimentem pelo forno. Pense nisso como uma luz se movimentando em uma caixa onde todas as paredes são espelhos.
Absorvendo micro-ondas
A água no alimento absorve as micro-ondas eletromagnéticas, impedindo-as de se movimentarem pelos lados de metal do forno. Apenas água, ou itens que contêm água, como alimentos, absorvem as micro-ondas. Operar o forno com apenas um prato de vidro, por exemplo, é equivalente a ligá-lo vazio. Quanto maior o teor de água no alimento, mais rapidamente ele se aquece no forno de micro-ondas. Como as ondas só atuam em alimentos, não há necessidade de preaquecer o aparelho.
Dano aos micro-ondas
Conforme as micro-ondas eletromagnéticas se movimentam pelo compartimento do forno, um pouco de energia é refletida de volta para o magnétron, o componente que gera a energia do forno, e causa danos. Danos ao magnétron tornam o aparelho inoperável. Substituir esse componente pode custar mais do que substituir o forno.
Pior que vazio
Colocar objetos de metal sem água no micro-ondas aumenta o risco de danos ao forno. Uma descarga de faíscas ocorre se um pedaço pequeno ou dobrado de metal for colocado dentro dele. Por exemplo, os fios de arame de uma embalagem de comida podem causar incêndios no aparelho.