Contente
Quando tentar encontrar a receita de um par de lentes, é importante usar o equipamento e a técnica adequada para assegurar uma leitura correta. O dispositivo mais comum para uma leitura exata da prescrição é o lensômetro. Usar um lensômetro adequadamente requer prática, mas, com o tempo, pode ser realizado por um novato sem experiência na confecção de lentes.
Instruções
Lensômetros são usados para verificar a prescrição de um óculos ou verificar a prescrição em uma lente recém-cortada (Creatas Images/Creatas/Getty Images)-
Centre uma lente dos óculos na abertura entre a lente e a parte traseira da máquina. Eleve a plataforma da máquina até que coincida com a parte inferior da lente. Prenda a lente movendo o suporte para dentro da área da plataforma e empurrando a alavanca de modo que o suporte fique sobre a superfície da lente.
-
Gire o botão de eixo na parte superior da máquina na extremidade mais distante de você para que as pequenas linhas de luz formem três linhas retas. Gire o botão de foco no lado direito do lensômetro para que as linhas fiquem finas, claras e em foco. Anote o número indicado na posição atual do botão de foco.
-
Gire o botão de foco novamente para que as linhas maiores de luz, perpendiculares às linhas pequenas, fiquem finas, claras e bem focadas. Anote o número indicado na posição atual do botão de foco.
-
Encontre a diferença entre os dois números gravados. Se o segundo número for maior do que o primeiro, anote um número positivo. Se o segundo número for mais baixo, anote um valor negativo. Esta é a sua leitura do cilindro.
-
Registre o grau mostrado na posição atual no botão do eixo, bem como a sua leitura do eixo do cilindro.
-
Repita os passos 1 ao 5 para a segunda lente.