Contente
Embora máquinas de costura sejam projetadas para fazer com que seja mais fácil trabalhar com tecido, nada é mais frustrante do que ter um grande emaranhado de fios empilhado embaixo do seu projeto de costura. Esta é uma situação frustrante, mas há diversos motivos pelos quais sua linha pode ficar emaranhada, e quase todos podem ser resolvidos facilmente.
Um punhado de fios emaranhados sob o seu projeto de costura é frustrante, mas fácil de corrigir (Sewing Machine Needle image by C Agoncillo from Fotolia.com)
Agulha sem ponta
Máquinas de costura fazem os pontos usando a agulha para unir o fio de cima ao de baixo, que está na bobina. A ponta afiada da agulha pega a linha da bobina, que forma um laço. Esta interação cria nós, que são os alicerces dos pontos de máquina de costura. Se a agulha estiver sem ponta, este processo pode não funcionar direito, fazendo com que um nó fique preso na área da linha da bobina ao invés de no tecido. Trocar a agulha corrige este problema.
Passagem de linha imprópria
Se a linha não estiver passada corretamente pela máquina de costura, o fio da bobina não será puxado para dentro do tecido como precisa ser. Ocasionalmente, o fio superior pode se enroscar numa parte móvel ou ficar preso, o que impede o fluxo adequado da linha pela agulha, criando um emaranhado de fios. Tirar toda a linha da máquina e passá-la novamente vai corrigir este problema.
Colocação da bobina
A bobina deve ser colocada adequadamente na caixa de bobina para não desenrolar para o lado errado. Quando isto ocorre, o fio dela não interage corretamente com o fio superior. Os nós que ele precisa fazer para formar os pontos não são criados, e ao invés, a linha forma uma massa emaranhada gigantesca embaixo do seu projeto de costura. Para garantir que isto não aconteça, ou para corrigir o problema caso ele ocorra, coloque a bobina na caixa de maneira que a linha se desenrole em sentido anti-horário, com o fio sendo puxado do lado esquerdo da bobina para o direito.
Tensão
Para fazer os nós no tecido, tanto o fio superior quanto o inferior precisam correr de maneira uniforme pela máquina. Isto é controlado pela tensão, que frequentemente precisa ser ajustada para diferentes tipos de tecido e tamanhos de agulha. Se o seu tecido estiver franzindo ou se a máquina estiver pulando pontos além de formar emaranhados sob o pano, a tensão inadequada é a culpada na maior parte dos casos. Para ajustá-la nos fios superior e inferior, consulte o manual de instruções de sua máquina.