Contente
Um cavalo sofrendo de uma fratura é uma situação assustadora. As fraturas costumam ocorrer mais comumente nos ossos longos da perna do cavalo e podem deixá-lo manco pelo resto da vida. O metacarpo passa pelo meio da perna e em cada lado deste osso há um outro longo e estreito chamado sesamoide, que se estende do joelho até o calcanhar. É muito comum para um cavalo que sofreu uma fratura grave ser sacrificado, pois a despesa de tentar consertar a perna costuma superar o valor do cavalo.
Cavalos de corrida frequentemente sofrem com uma fratura em um osso da perna (race horse & jockey image by Clarence Alford from Fotolia.com)
Fratura parcial
As fraturas parciais são comumente chamadas de fraturas incompletas. Elas ocorrem quando um osso racha mas não se separa em dois pedaços diferentes. Este tipo de lesão pode ser difícil de diagnosticar, pois o cavalo ainda usará a perna com frequência e não irá mancar, dependendo da gravidade do ferimento. O perigo de uma fratura parcial é o fato de o osso ficar enfraquecido e continuar enfraquecendo devido ao estresse contínuo. Estes ferimentos costumam ocorrer em cavalos que realizam atividades de alto nível, como corridas.
Fraturas completas
Quando o osso está fraturado e ocorre a separação dele em dois pedaços, dá-se o nome de fratura completa. Neste caso, o osso não atravessa a pele. Se um cavalo sofre deste tipo de lesão, ele irá imediatamente perder a capacidade de usa a perna. Animais de alto rendimento podem sofrer uma fratura durante exercício intenso. Cavalos em um bando podem ser chutados e sofrer este tipo de ferimento também. É muito difícil um animal se recuperar deste tipo de fratura, então, eles frequentemente são sacrificados. Mesmo se um cavalo se recuperar da quebra, muito raramente ele será capaz de voltar a sua atividade.
Fraturas exposta
Quando uma fratura atravessa a pele do cavalo, ela é chamada de fratura exposta. A pele do cavalo é muito fina e facilmente penetrável. Este tipo de lesão torna o processo de cura para os cavalos algo muito complicado devido ao risco de infecção da ferida da pele. Cavalos que passam por uma fratura exposta são comumente sacrificados, a não ser que a cirurgia possa reparar a quebra e haja equipamento apropriado para impedir que o cavalo jogue o peso do corpo na perna lesionada. Este tipo de tratamento é muito caro.