Contente
Os fungos desenvolvem-se em áreas onde a circulação de ar e luz solar é baixa, além de provocarem manchas feias nas plantas. As bergamotas são particularmente suscetíveis a um tipo de fungo chamado oídio. Felizmente, com o tratamento e os cuidados adequados, é possível se livrar dos fungos nas bergamotas de maneira segura e pouco dispendiosa.
Instruções
Bergamotas (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)-
Pode as partes infectadas da bergamota para aumentar a circulação de ar, o que reduz as chances de ocorrência de fungos. Além disso, esse processo elimina o fungo diretamente e pode ser incorporado em podas regulares.
-
Misture 4 L de água, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e algumas gotas de detergente em um pulverizador. Misture bem os ingredientes para criar uma mistura ensaboada.
-
Borrife a mistura sobre a bergamota, cobrindo todas as folhas, principalmente aquelas infectadas pelos fungos. Essa mistura altera o nível de pH das folhas, impossibilitando o desenvolvimento dos fungos.
-
Continue a borrifar a planta diariamente, até que os fungos desapareçam completamente. Examine a bergamota semanalmente para verificar se o fungo reapareceu. Em caso afirmativo, repita os passos anteriores.
-
Encha um borrifador com água e, em seguida, adicione dois ou três dentes de alho amassados. Borrife a mistura diretamente sobre as bergamotas ao primeiro sinal de fungos. Tanto a parte superior das folhas quanto a inferior deve ser recoberta pela solução.
Dicas
- Durante a poda, a ferramenta utilizada pode espalhar esporos de fungos para outras plantas. Mergulhe as lâminas da ferramenta em uma mistura de um quinto de água sanitária e quatro quintos de água após cada corte. Ao fazer isso, os fungos serão eliminados e sua propagação será evitada.
- Regar a planta no período da manhã garante que o sol possa secá-la rapidamente, reduzindo a chance de surgimento de fungos.
O que você precisa
- Bicarbonato de sódio
- Detergente
- Pulverizador
- Borrifador
- Alho amassado