Contente
A Teoria sobre a criação do mundo em Gênesis narra que Deus criou o mundo e tudo o que nele existe. Esta explicação da criação pode ser encontrada em Gênesis, capítulos um e dois. De acordo com a Bíblia, Deus criou o céu, terra, plantas, árvores, animais e humanos em seis dias e terminou o Seu trabalho ao sétimo dia.
Gênesis 1:6 fala-nos que Deus criou o céu (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Céu e Terra
De acordo com Gênesis 1:1-10, Deus criou o céu e a terra. A terra era sem forma e escura e ele criou a luz em oposição à escuridão. Chamou à luz "dia" e às trevas "noite". Criou o firmamento e separou a água debaixo e em cima dele. Ele ajuntou todas as águas e chamou-lhes "mares". Também chamou à porção seca e sólida que restou de "terra".
Luzes do céu
De acordo com Gênesis 1:14-19, Deus fez também duas luzes grandes. Ele fez o sol para controlar o dia e a lua para governar a noite. Estas luzes marcaram a mudança das estações do ano. Elas também afetaram os dias e os anos do calendário. Deus também fez pequenas luzes às quais chamou estrelas.
Vegetação e animais
Gênesis 1:11-12 narra a criação da vegetação na terra. Deus criou as plantas com sementes e as árvores que produzem vários tipos de fruta. Em Gênesis 1:20-22, ele criou os peixes e outras criaturas do mar para habitar as águas. Criou os pássaros para habitarem o ar e também criou a vida selvagem, o gado e outras criaturas para deambularem pela terra.
Humanos
Em Gênesis 1:27-28 e 2:7-8, 15-24, a Bíblia narra a criação do homem por Deus. Ele criou o homem do pó da terra e deu-lhe vida soprando as suas narinas. Mais tarde obrigou o homem a cair num sono profundo e criou a mulher de uma das suas costelas. Ao homem chamou Adão e à mulher Eva.