Contente
Costela de carneiro é um dos cortes mais tenros da carne em um carneiro. Assar é um método de "calor seco" de cozinhar, pois você não adiciona líquido à carne enquanto a cozinha. Um bom assado de costela de carneiro deve ser macio e suculento por dentro e crocante por fora.
Costela de carneiro assada é uma deliciosa entrada (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)
Selecionando a carne
A costela de carneiro geralmente é servida com os ossos que saem do topo. Este estilo é normalmente chamado "Frenched" [em inglês] de cordeiro e é feito ao se cortar fora toda a gordura da carne e, em seguida, limpando os ossos. A maioria dos açougueiros cortará a peça da costela dessa forma, assim estará no ponto para assar.
Temperando
Você pode temperar a costela de carneiro esfregando ervas e especiarias na carne ou cortando pequenas incisões na superfície e colocando ramos de ervas ou pedaços de alho nas fendas. O segredo é não salgar o carneiro até que a carne esteja cozida, pois o sal puxa a umidade da carne. O carneiro tem muito sabor natural, então não precisa de tempero em demasia, mas também é uma carne de sabor forte, de modo que ele pode ser temperado com ervas mais fortes. Tomilho, orégano, cominho, manjerona, coentro, hortelã, alecrim, limão e alho. Tudo vai bem com carneiro.
Assando
Quando a carne estiver pronta para assar, deixe descansar por 30 minutos para atingir a temperatura ambiente. Isso vai ajudar a costela de carneiro a assar mais uniformemente. Assar demais a carne de carneiro, quer seja porque ficou no forno por muito tempo ou porque o forno estava muito quente, vai fazer com que ela fique seca e dura. Se estiver assando uma peça magra de carne de carneiro, asse por 15 minutos a aproximadamente 250º C, em seguida, reduza a temperatura para 180º C e continue assando. Uma peça de costela magra de carneiro leva um tempo adicional de 25 minutos por quilo para ficar no ponto. Uma peça gorda de costela de carneiro deve ser assada a aproximadamente 160º C por 30 minutos por quilo para ficar no ponto.
Descansando
Enquanto o carneiro assa, cheque um termômetro de cozinha para se certificar de que a temperatura do forno está alcançando uma temperatura segura: cerca de 45º C para carne mal passada, 50º C para meio-mal passada e 60º C para carne média. Quando o carneiro estiver a 10 graus de temperatura desejada, retire a carne do forno e cubra com uma folha de alumínio. Deixe assar por 15 a 20 minutos. Durante esse tempo, a carne vai continuar a assar em vários graus, e os sucos a deixarão mais tenra.