Contente
Fazer cócegas é ativar receptores de toque na pele que causam riso e movimentos incontroláveis. Robert R. Provine escreveu na "American Psychology Society" (Sociedade de psicologia dos Estados unidos) que fazer cócegas em bebês é ensiná-los sobre relações sociais. O riso tem muitos efeitos positivos na saúde, mas as cócegas podem ser também uma forma de tortura. Os pés são muito sensíveis. Você pode usar várias maneiras para fazer cócegas neles.
O riso causa efeitos positivos na saúde (Paper Boat Creative/Lifesize/Getty Images)
Dedos
Usar os dedos é um dos tipos mais famosos de fazer cócegas. A psicóloga Christine Harris criou um mecanismo de fazer cócegas para pesquisar a interação social durante a atividade. O mecanismo constitui basicamente em um universitário que usa os próprios dedos. Para aumentar as cócegas, a pessoa é vendada, pois o elemento surpresa aumenta a sensibilidade.
Dedos: instrumentos mais comuns para fazer cócegas (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)Máquina de cócegas
Os artistas holandeses aperfeiçoaram um máquina de cócegas. Dentro dela, uma franja de nylon faz cócegas no voluntário enquanto ele fica deitado de bruços. Um computador usa fios e gera um mapa em 3-D das costas da pessoa e manda as informações até a franja. A máquina foi exibida na galeria de arte Eyebeam em Nova Iorque, especializada em arte baseada na tecnologia. Erwin Driessens e Maria Verstappen são os artistas por trás da máquina, que lembra uma água viva.
As penas também são um instrumento comum para se fazer cócegas (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
Língua de bode
Na Roma antiga, uma forma de tortura era cobrir os pés da vítima com sal ou algo doce, soltar um bode e deixá-lo lamber. Em princípio pode parece prazeroso, mas depois de um tempo, os pés da vítima ficavam em carne viva e empolados com a língua áspera do bode.
A língua do bode deixava os pés das vítimas em carne viva (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)Gotas d'água
Na Transilvânia, o príncipe Vlad era tido como um torturador que usava cócegas em suas vítimas turcas gotejando água em seus pés. O gotejamento constante aumentava os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea das vítimas. Em alguns casos, as cócegas podem causar ataques do coração e infarto.