Contente
A cistite intersticial (IC), ou síndrome da bexiga dolorosa, resulta em dor ou desconforto na região pélvica ou bexiga. As causas de IC são desconhecidas e por isso o tratamento e a medicação são destinados ao alívio dos sintomas.
A cistite intersticial pode ser tratada com medicação (Image by Flickr.com, courtesy of Robert S. Donovan)
História
Acredita-se que o primeiro caso de cistite intersticial foi diagnosticada já em meados de 1800. Ainda hoje há muito pouco conhecimento sobre a doença.
Tipos
Existem três tipos principais de IC: cistite intersticial não-ulcerativa, cistite intersticial ulcerativa e cistite intersticial autoimune.
Efeitos
Acredita-se que a cistite intersticial seja o resultado de um crescimento celular inadequado ao longo das paredes internas da bexiga. Suspeita-se que uma substância conhecida apenas como o fator anti-proliferativo (APF) provoque esse crescimento celular, resultando em IC.
Tratamento
O único medicamento aprovado pelo FDA, prescrito para cistite intersticial, é o pentosano polissulfato de sódio (Elmiron). Medicamentos vendidos sem necessidade de receita médica, como anti-histamínicos e ibuprofeno, podem aliviar os sintomas da IC.
Fatos
De acordo com a "Cleveland Clinic Journal of Medicine", a cistite intersticial é mais comum em mulheres que homens e até 12 por cento das mulheres podem ter sintomas de IC.