Contente
Aproximadamente 15% dos gatos sofrem de alergias. Muitas são parecidas aos tipos sofridos por seres humanos, incluindo alergias causadas por alimentos, medicamentos, pulgas, irritantes sazonais como pólen e dermatite de contato. As alergias afetam frequentemente os olhos dos gatos, causando desconforto geral, vermelhidão e coceira. Se os olhos ficarem sem tratamento, o gato pode sofrer problemas de visão.
Aproximadamente 15% dos gatos sofrem de alergias (Comstock/Comstock/Getty Images)
Colírios
Como ocorre com os seres humanos, os olhos dos gatos respondem bem aos colírios. Em gatos com alergia diagnosticada, eles podem ser eficazes. Para casos mais simples, os veterinários prescrevem gotas de anti-histamínico. Se a alergia levar a uma infecção, o veterinário pode prescrever gotas de antibiótico. As gotas devem ser administradas entre três e seis vezes ao dia por sete a dez dias.
Pomadas
As pomadas funcionam da mesma maneira que os colírios, mas podem ser mais difíceis de administrar. Uma película fina de pomada deve ser colocada na superfície do olho. O dono deve então segurar o olho do gato fechado durante alguns segundos e passar a pomada uniformemente sobre ele. As pomadas podem ser usadas com menos frequência que os colírios.
Eliminando contaminantes
Uma maneira simples de aliviar alergias oculares de gatos é identificar e remover o que está causando os sintomas. As causas comuns incluem limpeza de tapete e de casa, lã, poeira, purificadores de ar e até mesmo certos tipos de gatos. A comida também pode ser a causa -- e algo difícil de ser identificado.