Contente
Certas condições que causam a micção frequente às vezes podem ser tratadas com medicamentos sob prescrição médica. A bexiga hiperativa (BHA) é uma condição que afeta um em cada seis adultos, de acordo com a Allergan Pharmaceuticals e, embora frequentemente seja pensada como uma condição que afeta apenas às pessoas mais velhas, ela pode acontecer em qualquer idade e é muito tratável.
A bexiga hiperativa é caracterizada pela necessidade de micção frequente (Photo courtesy Bobby Mond)
Causa
Ter que ir ao banheiro muitas vezes é um sinal comum de infecção do trato urinário (ITU). No entanto, gravidez, diabetes, alguns medicamentos, problemas de próstata e muitas outras condições médicas também podem causar o problema. Sua situação individual deve ser avaliada pelo seu médico para determinar a causa exata. Depois de receber o diagnóstico de uma doença urinária específica, como a bexiga hiperativa, o seu médico poderá prescrever medicamentos que ajudarão a retardar ou cessar a micção frequente.
Diagnóstico
Diagnosticar a causa da condição inclui um histórico médico completo e o descarte de outros problemas físicos que podem causar uma bexiga hiperativa ou o problema de micção. O teste geralmente envolve o exame de urina para ver se há bactérias presentes, um sinal de infecção. A glicose na urina pode indicar diabetes. Esse teste pode também mostrar sangue na urina, uma indicação de doença renal ou outros sinais de infecção que podem causar a micção frequente, de acordo com a Mayo Clinic. Os demais exames relacionados incluem ultrassom, escopos que olham para dentro da bexiga e do trato urinário e testes que mostram a função da bexiga, volume e pressão.
Medicamentos para micção frequente
Os medicamentos que ajudam a controlar a necessidade de urinar frequentemente trabalham no músculo da bexiga. Os mais comumente prescritos para bexiga hiperativa incluem Detrol LA, a oxibutinina (Ditropan), solifenacina (Vesicare) darifenacina (Enablex), oxytrol, trospium (Sanctura XR) e tofranil.
Efeitos colaterais
Boca seca e constipação são as duas queixas mais freqüentes associadas ao uso de medicamentos para a micção frequente. Usar a versão de liberação prolongada (ER) da droga, por vezes, pode ajudar a evitar ou diminuir os efeitos. Às vezes, chupar um pedaço de doce sem açúcar pode ajudar a tirar a sensação de boca seca.
Considerações
Além da medicação, evitar o excesso de cafeína (especialmente no café), álcool, refrigerantes e bebidas de alto teor ácido, como suco de tomate e suco de laranja pode ajudar a reduzir a vontade de urinar com frequência.