Como medir a resistência de um transformador de corrente alternada para verificar curtos-circuitos

Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 13 Agosto 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Como medir a resistência de um transformador de corrente alternada para verificar curtos-circuitos - Artigos
Como medir a resistência de um transformador de corrente alternada para verificar curtos-circuitos - Artigos

Contente

Muitos transformadores eletrônicos, ou de corrente alternada, foram produzidos para artigos eletrônicos não mais fabricados. Eles ainda são vendidos para projetos e aplicações eletrônicas, porém não são mais tão populares nos dias de hoje. Tais componentes causam uma queda na voltagem para evitar a sobrecarga das outras peças do circuito. É importante que um transformador crie a queda na tensão adequada no local onde está sendo utilizado. Antes de instalá-los em um circuito, teste todos.


Instruções

Transformadores em um circuito (electronic module image by Rob Hill from Fotolia.com)
  1. Separe em cerca de 5 cm os fios de um cabo de alimentação que tenha um interruptor entre sua extremidade e o plugue. Se necessário, corte o cabo de um abajur antigo para servir a esse propósito. Descasque 0,5 cm de seu isolamento com um alicate cortador de fio e solde-o ao terminal do lado primário do transformador, o local onde a corrente flui dentro do transformador, o qual possui apenas dois terminais.

  2. Conecte 25 centímetros do fio de bitola 18 a cada um dos três terminais do lado secundário do transformador, a extremidade que possui três terminais incluindo a aba central, onde está a saída do fluxo da corrente. Solde estas conexões e cubra todas elas com fita isolante.


  3. Conecte as extremidades soltas dos fios do lado secundário a três compartimentos na régua do terminal. Parafuse ou prenda firmemente as conexões dos terminais na régua.

  4. Configure o multímetro para medir a resistência e escolha a faixa "X 1 ohm". Se estiver utilizando um medidor analógico, configure-o em zero tocando uma sonda na outra e girando a chave para trazer o ponteiro para zero.

  5. Ligue o interruptor da corrente alternada com o fio desplugado. Encoste uma das sondas em um dos pinos do plugue e a outra na carcaça do transformador. A leitura deve marcar infinito. Se algum valor de resistência for exibido, então existe um curto entre o plugue e a carcaça. Conecte outro cabo e realize o teste novamente. Não prossiga até que este teste exiba resistência infinita.

  6. Encoste as sondas do multímetro em pinos do plugue separados. A tela deverá exibir uma resistência baixa entre os pinos quando o interruptor estiver ligado. Desligue o interruptor e encoste nos pinos com as sondas separadas. A leitura deverá exibir infinito.


  7. Plugue o cabo de alimentação de corrente alternada e ligue o interruptor. Encoste as sondas em duas conexões quaisquer de fio na régua de terminais. Encoste-as em todos os pares de combinações possíveis entre as três conexões. Dois dos pares devem exibir resistências iguais, e os demais devem registrar o dobro da resistência em um transformador em boas condições.

O que você precisa

  • Pistola de solda
  • Solda
  • Alicate cortador de fio
  • Fita isolante
  • Fio de bitola 18
  • Multímetro digital ou analógico
  • Régua de terminais
  • Cabo de alimentação com interruptor