Contente
- Introdução
- Guia turístico
- Comércio exterior
- Correspondente internacional
- Agente humanitário
- Tradutor e intérprete
- Professor de português no exterior
- Comissário de bordo
- Arqueólogo
- Fotógrafo
- Tripulação de cruzeiro
Introdução
Viajar, conhecer gente e explorar lugares é ótimo para descansar e vivenciar novas experiências. Porém, para certas pessoas um par de semanas longe de casa durante as férias não é o suficiente. Por isso, procuram conciliar trabalho e lazer para fazer da paixão pelas viagens um meio de ganhar dinheiro. Se você é dessas pessoas que sonha em conseguir uma ocupação que proporcione novas jornadas, saiba que unir a vontade de conhecer o mundo com a profissão é possível. Existem diversas carreiras que exigem dinamismo e mobilidade, aliando negócios e lazer.
fmincio/iStock/Getty Images Guardar
Guia turístico
Os guias turísticos são responsáveis por organizar um roteiro para determinado local, acompanhando e orientando um grupo de turistas. Para isso, precisam estudar e conhecer o lugar pessoalmente. É a profissão perfeita para quem gosta de conhecer a história dos lugares, mas é importante ser organizado e não ter vergonha de falar em público.
Duncan Smith/Photodisc/Getty Images GuardarComércio exterior
Companhias de comércio exterior criam vínculos com empresas estrangeiras pelo mundo e muitas vezes são necessárias viagens para fechar a compra ou venda de serviços ou produtos. É uma profissão ideal para unir negócios e viagens pelo globo.
George Doyle/Stockbyte/Getty Images Guardar
Correspondente internacional
Com eventos acontecendo por todo o mundo, é comum que jornalistas sejam escalados para cobrir histórias como correspondentes ou repórteres internacionais em outro lugar que não seu país de origem. Por isso, necessitam viajar constantemente. É a carreira ideal para os que não querem uma rotina fechada dentro de um escritório, mas também para aqueles que não têm medo, pois os acontecimentos retratados podem ser simples jogos esportivos, ou até mesmo guerras e conflitos.
Mario Tama/Getty Images News/Getty Images GuardarAgente humanitário
É uma alternativa para aqueles que querem unir trabalho com causas sociais. Os agentes humanitários oferecem diferentes tipos de assistência em países que sofrem com algum problema social ou mesmo ambiental, como catástrofes naturais. Organizações como Médicos Sem Fronteiras, One World 365 e Americans for Health contratam diferentes tipos de profissionais para atuar em seus programas. Não espere fazer excursões de lazer através dessas ações: as viagens costumam ser para locais pouco turísticos, porém dão ao profissional a chance de conhecer regiões e culturas bem diferentes.
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images Guardar
Tradutor e intérprete
É comum que tradutores viagem aos países cujos idiomas estudaram para aprender melhor a língua e suas nuances mais a fundo, além de trocar experiências com os autores das obras que traduzem. Eles também podem trabalhar com traduções simultâneas em eventos internacionais. Já os intérpretes costumam acompanhar personalidades que não possuem fluência em determinada língua.
hjalmeida/iStock/Getty Images GuardarProfessor de português no exterior
Com o salto de prosperidade que o Brasil alcançou nos últimos anos, o idioma português passou a ser uma língua estratégica no mundo, já que muitos negócios estão sendo fechados entre empresas brasileiras e internacionais. Com isso, aumentou a demanda por professores brasileiros nativos em escolas ou universidades no exterior. Além disso, é possível também dar aulas particulares presenciais ou até mesmo à distância, via Skype.
Comstock/Stockbyte/Getty Images GuardarComissário de bordo
Comissários ou comissárias de bordo estão constantemente viajando. Esses profissionais são responsáveis por dar assistência aos passageiros e muitas vezes podem aproveitar para conhecer as cidades de destino. É necessário treinamento especial de segurança, primeiros socorros e atenção aos clientes.
muratart/iStock/Getty Images GuardarArqueólogo
O arqueólogo precisa explorar e estudar materiais e vestígios do passado. Para isso, viagens são necessárias a fim de realizar novas descobertas, que servem para analisar as antigas civilizações e a evolução do homem. Além de se deslocarem fisicamente para descobrir novos objetos de estudo, ainda realizam uma verdadeira viagem no tempo através da história.
Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images GuardarFotógrafo
Fotógrafos que trabalham como freelancers podem viajar com suas câmeras e fechar contratos para eventos ao redor do mundo. Já aqueles que trabalham com agências ou veículos internacionais, costumam ter a chance de conhecer novos lugares ao cobrir determinados acontecimentos. Além disso, podem trabalhar em projetos individuais e ganhar dinheiro com suas produções, vendendo-as para jornais, revistas e agências de publicidade em qualquer lugar do mundo.
Creatas/Creatas/Getty Images GuardarTripulação de cruzeiro
Trabalhar a bordo em um cruzeiro significa que você estará viajando constantemente. Mas quem sabe você poderá aproveitar alguma parada para conhecer o local? Ou pode simplesmente apreciar as belas paisagens do trajeto. Você pode atuar como garçom, barman, camareira, auxiliar no entretenimento dos viajantes, receptivo e vendedor das lojas, entre várias outras ocupações. Geralmente, é necessário saber falar outros idiomas, especialmente o inglês, e realizar treinamento em segurança marítima.