Contente
Decorar cômodos pequenos pode ser uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, você pode se divertir. Uma boa estratégia para definir a cor do cômodo é começar com cores que farão você e seus visitantes se sentirem bem e confortáveis. Sempre escolha tonalidades que são agradáveis e trabalhe com as que já estão em sua decoração. Escolher as cores certas para cômodos pequenos é fácil, se souber como usá-las.
Amarelo faz com que cômodos pequenos pareçam quentes e arejados (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)
Tons neutros
As cores neutras geralmente funcionam bem em espaços pequenos porque dão uma sensação de bem-estar e conforto. Procure por cores em sua decoração para encontrar o tom certo para o seu cômodo. Combine com a cor do seu sofá ou tapete, por exemplo. Castanho claro, bege, palha e ocre são cores que combinam com todos os estilos de decoração e fazem o espaço parecer um pouco maior do que realmente é.
Tons da natureza
As cores azul e verde lembram a natureza e são excelentes para espaços pequenos, porque dão um ar mais natural ao local. Se você escolher um determinado tom de azul ou verde, vai atrair seus olhos para a janela, ou seja, sua atenção sera desviada para fora do espaço, dando uma maior dimensão ao lugar. Para janelas com muitas árvores ou vegetação a vista, escolha um verde mais claro. Já para aquelas que mostram o céu, escolha um tom mais claro de azul. O verde é considerado uma cor "estimulante" e o azul transmite a sensação de um lugar arejado, mas não desconsidere o azul com base verde ou uma eventual mistura de tons azuis e verdes. Caso queira contrastar com a parede, amarelo, marrom e branco são boas opções.
Amarelo aconchegante
Amarelo é considerada uma cor brilhante e "quente", uma combinação que funciona bem em salas pequenas. O lado bom de se trabalhar com essa cor, é o fato de que ela possui muitos tons, variando do amarelo limão até o mostarda. O amarelo é como o sol, e isso faz com que o cômodo pareça maior do que é. Alguns tons de amarelo possuem tons de verde junto, isso faz com que o quarto pareça mais iluminado. Já o amarelo com tons avermelhados e castanhos ficam bem com acessórios de madeira e móveis.
Opções escuras
O conceito de pintar de branco espaços pequenos acabou, pois as cores escuras não são mais um tabu como costumavam ser. Tonalidades ricas e vibrantes fazem o cômodo parecer mais atraente e maior, e em espaços menores, isso é mais enfatizado. A chave para fazer essa ideia funcionar é pintar molduras e paredes da mesma cor, para que pareçam um só objeto.