Contente
- Efeitos colaterais positivos
- Efeitos negativos do agave de baixa qualidade
- Efeitos colaterais negativos do agave normal
O néctar de agave azul é um adoçante alternativo popular retirado da planta alta mexicana Agave. Apesar de ter gosto parecido e ter a mesma densidade calórica do mel, ele tem um índice glicêmico baixo, causando menos picos de açúcar. Isso pode causar efeitos positivos, como níveis de açúcar mais estáveis no sangue. Mas, ao mesmo tempo, a bebida tem sido sido mostrada como causadora de altas taxas de açúcar, assim como efeitos negativos associados à frutose refinada.
Agave (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Efeitos colaterais positivos
O néctar de agave azul, de acordo com BlueAgaveNectar.com, tem um índice glicêmico de apenas 27, muito menor que o do açúcar tradicional. Em sua forma natural, pode causar inúmeros efeitos positivos se usado no lugar do açúcar. Segundo o Battleforhealth.com, o néctar tem minerais que estão ausentes do açúcar. Alguns efeitos colaterais incluem níveis de açúcar mais estáveis no sangue, menos anseio por açúcar (que já foi mostrado que tem características viciantes), menores chances de problemas dentários e benefícios de nutrientes como cálcio, magnésio, potássio e ferro.
Efeitos negativos do agave de baixa qualidade
Segundo o repórter investigativo Ramiel Nagel em seu artigo: "Agave Nectar, The High Fructose Health Food Fraud" (Néctar de agave, a fraude da comida saudável com frutose alta), muito do néctar de agave é de baixa qualidade porque a frutose refinada foi adicionada como preenchimento barato. A frutose refinada é o açúcar concentrado de fruta feito pelo homem. De acordo com Jack Challem, repórter de nutrição, a frutose refinada tem um número de efeitos colaterais negativos. Os mais comuns são o aumento de chances de desenvolver doenças cardíacas, aumento do colesterol, aumento dos triglicerídios, aumento de chances de coágulos sanguíneos e tendência a ganhar peso.
Efeitos colaterais negativos do agave normal
Enquanto o nectar de agave azul de baixa qualidade tem os piores efeitos colaterais, o de alta qualidade também pode ter efeitos negativos. Já que tem índice glicêmico menor que o do açúcar comum, altas porções ainda afetarão diabéticos ou aqueles muito sensíveis a flutuações glicêmicas no sangue. De acordo com Dr. Steven Edelman, da Unidversidade da Califórnia, em San Diego, os efeitos a longo prazo dos níveis elevados de açúcar incluem danos aos rins, olhos e nervos, complicações na gravidez, diasfunção erétil, maior risco de doenças do coração e colesterol alto. A curto prazo, o açúcar alto no sangue pode causar excesso de urina, desidratação, visão embaçada e fraqueza.