Contente
Pode ser bastante surpreendente ou assustador ver a cadela segurando a cabeça de seu filhote em sua boca. Você talvez imagine se este comportamento é normal, ou se alguma intervenção é necessária. Carregar os filhotes dese jeito é na realidade comum entre os cães, embora você não deva fazer o mesmo.
A mãe de seus filhos pode desaprovar onde você os coloca (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Segurança
É absolutamente normal para um fêmea mãe carregar seu filhote por sua cabeça; esse comportamento não é agressivo ou um ato canibalístico. Uma mãe talvez mova seus filhotes se ela não gostar da área que você fez pra ela e os bebês. Ela pode também usar esta tática para ensinar seus filhotes subordinação. É comum um filhote choramingar durante estes procedimentos, mas eles são raramente machucados por este tipo de manejamento.
Problema
Se você suspeitar que a mãe do cão realmente estiver machucando seus filhos, chame um veterinário. De acordo com New Leash On Life, desequilíbrios hormonais podem ocorrer em fêmeas que podem causar um comportamento agressivo. É geralmente necessário medicação.
Pegar pelo pescoço
A pele extra no pescoço de um cachorro ou gato é chamada de nuca. Quando uma mãe carrega seu filhote pelo pescoço, pode parar que ela está segurando-o pelo seu crânio. Isto também é normal e totalmente seguro. Filhotes muito jovens na realidade se tornam fracos quando eles são levantados pelo pescoço, o que é útil quando a mãe está os transportando ou treinando. Um cachorro adulto pode usar esta pele do pescoço para expor domínio a outro cão.
Comportamento do Dono
Como dono, você deve evitar carregar o filhote do mesmo jeito que a mãe faz. Uma mãe irá carregar os filhotes pelo pescoço ou pela cabeça, mas geralmente só até o filhote conseguir se mover sozinho. Deixar um filhote pendurado pela cabeça ou pescoço pode ferir ou irritar os músculos. Carregá-lo frequentemente no geral é uma boa ideia, já que facilita a socialização com as pessoas, mas carregue-o da mesma maneira que você faria com um cão mais velho, segurando seu torso. Em caso de emergência, como em uma briga de cachorros, fique à vontade para pegá-lo pelo pescoço.