Contente
Frutas e verduras são os alimentos mais importantes da nossa dieta. Elas não possuem muita gordura e são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Ainda assim, muitas crianças não gostam delas. Por que?
Porque algumas crianças não gostam de frutas e verduras? (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
Cultura
Em muitos países como Itália, Grécia, Portugal e Espanha, frutas e verduras fazem parte de todas as refeições. Elas tornam-se parte da culinária e as crianças acostumam-se a comê-las. Contudo, em alguns lugares, as comidas congeladas e as dos restaurantes de fast-food substituíram as refeições tradicionais saudáveis.
Marketing
As crianças assistem, em média, cerca de quatro horas de televisão por dia. Durante esse período, elas são bombardeadas com comerciais e anúncios de doces, em vez de frutas e verduras. Elas são programadas para pedirem salgadinhos, em vez de uma cenoura ou uma maçã.
Acesso
A maioria das crianças pega aquilo que está na frente delas. Se a geladeira tem refrigerante e outras tranqueiras, elas irão comê-las. Ao passo que se forem oferecidas tirinhas de cenoura ou pedaços de maçãs em tigelas, elas as comerão em vez dos salgadinhos.
Custo
Quando se trata de comida, muita gente prefere comprar o máximo possível, por menos. O McDonald's oferece lanches baratos, com hambúrguer, sanduíche de frango ou batata frita. A refeição é quente e enche a barriga, mas é também cheia de gordura saturada e calorias vazias. Em algumas lojas de produtos naturais, uma porção de maçãs pode custar mais que um lanche do McDonald's.
Hábito
As crianças copiam seus pais. Se eles não gostarem de frutas e verduras, a criança provavelmente copiará esse comportamento, o que acabará tornando-se um hábito.