Contente
Água pura (destilada ou desionizada) carece de íons para carregar corrente elétrica e apresentará resistência muito elevada, de 10 MOhm para cima. Mais natural do que essa, a água de nascentes ou da torneira, usada para beber ou para processos, possui ou precisa dessas impurezas iônicas. No entanto, medir a condutividade da água é uma maneira segura de verificar se um objeto lavado em água pura foi realmente limpo.
Instruções
Aprenda a medir a pureza da água (water droplets, multi-coloured water, soft focus image by Maksim Kostenko from Fotolia.com)-
Meça a distância a partir do local de teste desejado até onde o multímetro ficará localizado. Com o cortador diagonal, corte dois pedaços de fio isolado, do tamanho da distância medida.
-
Com o cortador diagonal, corte cuidadosamente cerca de 2 cm na extremidade de um dos fios e gire o cortador para fazer um corte circular somente na parte isolante, sem atingir o metal. Em seguida, puxe o isolante do fio. Repita o procedimento nas três extremidades que faltam.
-
Com cuidado, segure uma das pontas descascadas dos fios em um eletrodo e, com o ferro de solda, solde-os para criar uma conexão mecânica e elétrica.
-
Repita o passo 3 com o segundo pedaço de fio e com o eletrodo que sobrou. Nesse momento deve-se ter um eletrodo soldado em uma extremidade de cada fio.
-
Use uma pequena quantidade de epóxi para pender um dos eletrodos ao disco de vidro (ou de plástico não flutuante). Certifique-se de remover o excesso de epóxi debaixo do eletrodo e de não cobrir a sua superfície.
-
Repita o passo 5 com o outro eletrodo soldado e disponha os eletrodos cerca de 6 mm separados um do outro, sem se tocarem. Deixe o epóxi secar antes de seguir para o próximo passo.
-
Conecte a extremidade solta de um dos fios no terminal positivo do multímetro digital e a outra extremidade solta do outro fio ao terminal negativo.
-
Limpe o eletrodo montado no disco com sabão, lave e, em seguida, lave novamente com álcool isopropílico antes de usá-lo pela primeira vez. Esse procedimento irá limitar a contaminação da água pelo eletrodo.
-
Selecione no multímetro a escala de M Ohm (M e o símbolo ômega no indicador). Mergulhe os eletrodos na água que será testada.
Dicas
- Quanto maior a resistência, mais pura a água estará. Se possível, em estações de lavagem, verifique o teste ao adicionar alguma impureza iônica à água e observar se ela volta à leitura inicial quando a impureza for retirada.
- Sempre se certifique que o disco de eletrodos está limpo antes de utilizá-lo em testes, pois caso ele esteja contaminado as leituras estarão erradas.
Aviso
- Água muito pura não é segura para se beber pois pode diminuir o equilíbrio iônico do corpo. Não representa perigo se respingada.
- A ponta do ferro de solda fica muito quente e, após serem soldados, os eletrodos ficarão quentes por alguns minutos; deixe-os esfriar antes de tentar passar o epóxi para isolar o disco.
O que você precisa
- Fita métrica
- Disco feito de um material isolante
- Epóxi resistente à água
- 2 eletrodos de metal
- Fio isolado (AWG 18 - 22)
- Ferro de solda
- Solda
- Alicate de bico
- Cortador diagonal
- Multímetro digital (DMM)
- Sabão líquido
- Álcool isopropílico