Contente
- Medindo os níveis de LDH
- Níveis de LDH elevados
- Doenças associadas a níveis altos de LDH
- Níveis de LDH no acompanhamento médico de doenças
A sigla LDH refere-se ao lactato desidrogenase, uma enzima do corpo que participa no processo de produção de energia. Esta enzima é encontrada em tecidos por todo o corpo, mas seus níveis se elevam em locais onde ocorre dano celular. Um alto nível de LDH pode indicar algum problema ou doença. Esta medida é realizada a partir da análise de uma amostra sanguínea.
Uma amostra sanguínea é coletada para medir os níveis de LDH (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)
Medindo os níveis de LDH
Para verificar seus níveis de LDH, o médico pedirá a coleta de uma amostra de sangue dos dedos do pé ou da mão, dos braços ou do lóbulo da orelha. O sangue é então enviado a um laboratório e introduzido em um equipamento chamado centrífuga. Este aparelho separa as células do sangue do soro. O nível de LDH é medido a partir do soro. Alguns medicamentos devem ter sua administração interrompida antes da realização do teste conforme orientação médica.
Níveis de LDH elevados
Os níveis considerados normais de LDH estão tipicamente entre 100 e 190 unidades por litro (U/L). Se o teste apontar um valor superior, o médico deve pedir outros exames, pois esta elevação é uma indicação de dano celular e é importante determinar onde está ocorrendo. Um teste de LDH não indica uma doença especificamente, mas pode apontar que algo está errado.
Doenças associadas a níveis altos de LDH
Níveis elevados de LDH podem indicar problemas como doenças pulmonares, hepáticas, anemia, mononucleose, hipotireoidismo, insuficiência cardíaca, derrame e alguns tipos de câncer. Para confirmar o diagnóstico, outros tipos de testes devem ser feitos. O LDH está presente em diversos tecidos corpóreos, portanto, é difícil saber o que exatamente está causando a elevação desta enzima.
Níveis de LDH no acompanhamento médico de doenças
Algumas vezes, os níveis de LDH são verificados para acompanhar o processo de tratamento ou progressão de uma doença. Podem ser utilizados para monitorar a resposta de um paciente à quimioterapia para linfoma, para distrofia muscular, AIDS e outros problemas. O nível deve ser medido periodicamente, e o médico acompanhará para verificar como as coisas estão indo.