Contente
O LASIK (laser in situ keratomileusis) é um procedimento cirúrgico destinado a corrigir a visão de pessoas que dependem de óculos ou lentes de contato. Porém, os pacientes correm um pequeno risco de perderem a visão temporariamente ou permanentemente por causa desse procedimento.
LASIK é um procedimento cirúrgico que corrige a visão de pessoas que dependem de óculos ou lentes de contato (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
Os fatos
De acordo com o Food and Drug Administration dos EUA, o método LASIK funciona através da remoção de tecido da córnea do olho. Esta remoção corrige as imperfeições para que o olho possa focalizar as informações visuais.
Redução da visão
Uma pequena porcentagem de pessoas que se submetem ao LASIK sofrem uma perceptível diminuição na visão em comparação com antes da cirurgia. Essa redução é geralmente corrigida com um segundo procedimento ou com óculos ou lentes de contato.
Perda de visão
De acordo com a American Academy of Ophthalmology (Academia Americana de Oftalmologia, em português) e a International Society of Refractive Surgery (Sociedade Internacional de Cirurgia Refrativa, em português), a perda permanente da visão é um raro efeito colateral do tratamento LASIK.
Definição de cegueira
De acordo com o U.S. National Library of Medicine (Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, em português), o termo cegueira se refere à falta de visão e inclui qualquer perda de visão que não possa ser corrigida com lentes de contato ou óculos.
Significado
Segundo essa definição, os pacientes de LASIK têm uma pequena chance de ficarem cegos por causa do tratamento.