Contente
O corte das orelhas dos cães da raça doberman pinscher serve historicamente duas funções. Como trata-se de um cão criado para ser um protetor pessoal, a orelha cortada permite que haja menos "lugar" para que um animal o ataque. Além disso, por ser um cão de busca e de resgate de animais, a orelha cortada permite que o doberman identifique um som quatro vezes melhor com a orelha cortada do que com ela mantida. Muitos donos de cães dessa raça que o tem como companhia, preferem não cortar a orelha, pois não é um procedimento necessário.
Instruções
O corte militar é o mais fácil de manter (Doberman image by Stana from Fotolia.com)-
Encontre um especialista em corte de orelhas de cães respeitável. Faça isso assim que comprar o filhote de doberman. O criador dos cães deve ter um ou mais contatos, ou você pode entrar em contato com um grupo que organiza shows, ou um grupo de salvamento local para recomendações. Lembre-se de perguntar ao veterinário sobre a experiência que ele tem no corte de orelhas de cães dessa raça.
-
Defina qual estilo de corte você quer para o seu cão. Há três estilos possíveis: corte militar, corte médio e corte para show. O primeiro deles tem uma base mais ampla e demora menos tempo para que a orelha fique de pé. O segundo, o corte médio, é um pouco mais longo do que o militar, e o para show é o mais longo e mais estreito de todos, o que demanda maior esforço para que fique de pé.
-
Agende uma consulta com o veterinário quando seu cachorro tiver entre 7 e 8 semanas de idade. Não alimente o doberman por 12 horas antes da cirurgia, porque o seu cão estará sob anestesia para realizar o procedimento de aproximadamente 30 minutos.
-
Coloque as orelhas do cão em um cone ou copo, de acordo com as instruções do seu veterinário. Essa posição fará com que as orelhas fiquem em pé enquanto cicatrizam e ajudará a manter as suturas limpas. Seu doberman provavelmente tentará tirar o copo do lugar, por isso, esteja sempre de olho no seu cão.
-
Limpe as suturas regularmente com o algodão embebido em peróxido e em pó antisséptico ou qualquer outro produto de limpeza especializada e creme que seu veterinário lhe indicar o uso. As suturas serão removidas entre sete e dez dias após a cirurgia.
-
Mantenha uma fita nas orelhas do seu cachorro por mais sete a dez dias, até que as bordas do corte estejam cicatrizadas. Siga as instruções do seu veterinário sobre o tipo específico de corte feito para conseguir a forma desejada para a orelha do cão. Continue a observar regularmente a limpeza do local operado durante esse período.
-
Mantenha as fitas nas orelhas do seu Doberman, utilizando uma nova fita regularmente e verificando a limpeza da região cortada por mais quatro a cinco meses. Pode levar até mais tempo para que as orelhas fiquem em pé por conta própria, até 1 ano de idade no caso de alguns cachorros. Alguns dobermans têm uma cartilagem fina nas orelhas, que demoram para se estabilizar de pé e demandam mais tempo e paciência de sua parte.
Dicas
- Fique atento caso as orelhas tiverem um mau cheiro após a cirurgia. Elas devem cheirar como algo limpo. Caso contrário, o seu cão pode ter contraído uma infecção.
- Mantenha os ouvidos secos para evitar uma possível infecção. Use um pó ou creme para secar as áreas de sutura e mude a fita regularmente.
- Não há nenhuma razão médica para cortar as orelhas de um doberman. Em quase todos os casos, é um procedimento cosmético, com a possível exceção de cães de busca e salvamento.
Aviso
- Não leve seu cão a um veterinário inexperiente com o corte de orelha de dobermans. Um corte ruim pode fazer com que elas nunca fiquem de pé e, em vez disso, se enrolem para dentro.
- Não deixe que as orelhas fiquem para fora dos copos em qualquer momento enquanto que está treinando-as para ficar em pé.
- O corte deve ser feito antes das 12 semanas de idade. Depois disso, a cartilagem já estará definida e as orelhas não mudarão sua posição.
O que você precisa
- Esparadrapo
- Pó antisséptico
- Peróxido
- Bolas de algodão
- Pomada de cicatrização