Contente
- Uma doença progressiva
- Sintomas de abstinência
- Obsessão pelo álcool
- Fora de controle
- Problemas de relacionamento e financeiro
- Sistema imunológico enfraquecido
- Um ciclo vicioso
O alcoolismo é uma doença insidiosa e crônica que, ao longo do tempo, pode causar estragos em todas as áreas da vida do alcoólatra. Certas pessoas podem tornar-se obcecadas pela bebida e não ter mais controle sobre o quanto bebem. Problemas de saúde graves estão frequentemente presentes no estágio avançado da doença.
Aprenda a identificar quando o alcoolismo passa dos limites (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
Uma doença progressiva
A dependência física do álcool desenvolve-se gradualmente. O consumo crônico pode levar a um desequilíbrio químico no cérebro. Com o tempo, esse desequilíbrio pode fazer com que seu corpo exija álcool para se sentir normal.
Um alcoólatra experiente constrói uma forte tolerância ao álcool e exige um número crescente de doses para sentir seus efeitos. No estágio avançado do alcoolismo, a pessoa começa a beber logo após despertar e continua durante todo o dia.
Sintomas de abstinência
Em estágios avançados da doença, se a pessoa não consumir álcool, é comum a ocorrência de sintomas de abstinência. Eles podem incluir agitação, sudorese e náusea.
Obsessão pelo álcool
Uma série de sintomas-chave apontam para o alcoolismo em estágio avançado. Nessa fase, o alcoólatra está obcecado pela bebida. Há uma maior probabilidade de que a pessoa não pare de beber ou de estados prolongados de intoxicação. Ele pode experimentar sintomas de psicose, incluindo alucinações auditivas e visuais.
Fora de controle
Simplificando, a vida no estágio avançado dessa doença está fora de controle. A pessoa pode perceber que sua vida se tornou completamente incontrolável. Nessa fase, um alcoólatra pode ter medos inexplicáveis e apresentar hostilidade irracional e ressentimento para com os outros.
Problemas de relacionamento e financeiro
Muitas vezes, o pensamento debilitado de um alcoólatra em uma fase tardia resulta na desvalorização das relações pessoais.
É comum que um alcoólatra negue com veemência que tenha problema com a bebida, embora possa expressar remorso persistente pelo seu consumo.
Ele também pode ter problemas financeiros graves. Geralmente, nessa fase o alcoólatra tem pouco ou nenhum controle sobre seu consumo de álcool e pode ser incapaz de manter o emprego.
Sistema imunológico enfraquecido
Muitos anos de bebida podem comprometer o sistema imunológico do alcoólatra. Uma pessoa em um estágio avançado de alcoolismo pode sofrer de problemas de saúde graves, como cirrose do fígado, insuficiência cardíaca, hepatite, infecções respiratórias e lesão cerebral, alguns dos quais podem ser reversíveis.
Um ciclo vicioso
A alta tolerância ao álcool torna mais difícil atingir a meta de ficar "alto". Nessa fase, um ciclo vicioso é estabelecido à medida que o alcoólatra quer ficar bêbado para esquecer a montanha de problemas causada pela bebida.
Nunca é tarde demais para tratar o alcoolismo. Tratamento, terapia, autoajuda e grupos de 12 passos podem ajudar os alcoólatras a se recuperarem.