Contente
Ser obrigado a dar um discurso de boas-vindas pode causar tremedeira e sensação de joelhos fracos. O discurso de abertura de um evento, uma conferência ou uma reunião de equipe é uma tarefa importante e exige que você possa transmitir informações e ao mesmo tempo manter a atenção do público. Se preparar o ajudará a sentir-se confiante quando todos os olhos estão em você. Praticar o seu discurso na frente de um espelho e memorizar o conteúdo vai ajudar o público a ficar focado e interessado em sua mensagem.
Instruções
Um ótimo discurso de boas-vindas ajuda seu evento a começar com o pé direito (microphone image by Richard J Thompson from Fotolia.com)-
Conheça a mensagem que você quer transmitir e o tipo de público para o qual estará falando. Saiba quanto tempo o seu discurso deve ter, de modo que possa adaptá-lo à situação e ao prazo estipulado.
-
Anote tudo o que quiser dizer. Decida se vai usar as suas palavras, cartões, cartazes ou se memorizará completamente o seu discurso. Independentemente do quer você disser, o discurso precisa ser natural e não recitado.
-
Apresente-se a todos os convidados antes de começar seu discurso. Peça aos convidados, com antecedência, informações que você possa usar em seu discurso de boas-vindas.
-
Seja espirituoso se for natural para você, mas evite começar com piadas. O público pode não estar preparado para rir e o resto do seu discurso pode ficar comprometido pelo seu constrangimento.
-
Agradeça ao público pela presença e dê um breve resumo dos acontecimentos da reunião ou do dia. Aproveite a oportunidade para "provocá-los" com o que virá, mas não seja detalhista, pois você corre o risco de falar por muito tempo e tirar o impacto dos oradores a quem você está introduzindo.
-
Inclua o objetivo do evento ou reunião. O público não deve estar questionando por que você está falando ou, pior, por que eles estão lá. Descreva sucintamente a razão para que todos estejam naquele local.
-
Feche o seu discurso desejando sinceramente que o público tenha um dia interessante e produtivo. Reitere o que você disse e apresente o primeiro orador.
Dicas
- Ensaie o seu discurso pelo menos três vezes e dê tempo a si mesmo para garantir que você cumpra a exigência para com o seu discurso de boas-vindas. Pratique pelo menos uma vez, sem parar, por qualquer motivo, a fim de determinar o quão bem você vai fazer na frente do público. Pergunte aos seus amigos e/ou parentes se permitem que você pratique em sua frente e peça um feedback honesto. Incorpore seus comentários durante o seu discurso.
Aviso
- É melhor ser breve. Quando não tiver certeza do tempo que está falando, pare o seu discurso num momento apropriado e encerre.