Contente
O Monte Olimpo é a maior montanha conhecida no sistema solar, sendo as ordens de magnitude maiores que a do Monte Everest, a montanha mais alta da Terra. É tão grande que se você ficasse em pé em sua base, não seria capaz de ver o pico -- ela cobre tanto espaço que seria semelhante a uma muralha sem um fim discernível. É um dos mais impressionantes objetos do sistema solar.
O Monte Olimpo é um vulcão do tipo escudo, do mesmo tipo dos vulcões do Havaí (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
Tamanho
O Monte Olimpo, localizado em Marte, tem 25.749 km de altura e a base tem o tamanho do Arizona. Isto lhe dá volume suficiente para caber toda a ilha do Havaí nele.
Atividade vulcânica
O Monte Olimpo é um vulcão adormecido -- não extinto. Isto significa que entrou em erupção nos últimos 2 milhões de anos e pode facilmente entrar em erupção outra vez. Os astrônomos considerariam uma erupção uma ocasião extremamente importante. O Monte Olimpo é um vulcão do tipo escudo, o mesmo tipo de vulcão que compõe as ilhas do Havaí. Com o tempo, o fluxo para fora das fissuras na superfície do planeta acumula-se para formar o escudo do vulcão.
Possibilidade de vida
O Monte Olimpo torna Marte mais habitável pela mesma razão que partes do Wyoming são habitáveis. O Yellowstone Park, essencialmente um vulcão enorme, aquece os reservatórios subterrâneos que, por sua vez, aquecem a água no Wyoming. O mesmo acontece em Marte. Assim, alguns cientistas sugerem que o Monte Olimpo seria uma boa zona de pouso para aproveitar o calor natural.
A razão do tamanho
As placas tectônicas na Terra se movimentam, o que significa que os vulcões não podem se estender por distâncias particularmente longas -- pelo menos nos períodos de milhões de anos considerados breves, em termos geológicos. Entretanto, em Marte, as placas tectônicas não se movem com tanta frequência ou tão rapidamente, o que significa que o fluxo de lava no planeta foi capaz de formar o Monte Olimpo.