Contente
- Como os contraceptivos orais funcionam
- Quando parar de usar a pílula
- Como o corpo funciona após a pílula
- Converse com um médico
Decidir engravidar pode ser um momento emocionante e assustador, por isso, é importante ter várias coisas em mente para garantir a segurança do bebê. Além da condição física da mãe e a estabilidade no lar, é importante considerar os possíveis efeitos dos contraceptivos orais antes da gravidez.
Decidir engravidar pode ser um momento emocionante e assustador (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Como os contraceptivos orais funcionam
Os contraceptivos funcionam por meio do controle do ciclo menstrual e da ovulação da mulher. As mulheres devem tomar a pílula aproximadamente na mesma hora todos os dias para que seja eficaz. Toma-se a pílula durante 21 dias por mês, seguidos por uma pausa de sete dias para permitir a menstruação. De acordo com o site Ortho Tri-Cyclen, a pílula funciona através da liberação de hormônios no corpo para impedir a ovulação. Se o corpo não ovular, você não consegue engravidar.
Quando parar de usar a pílula
Acreditava-se que as mulheres deveriam parar de usar a pílula vários meses antes da concepção, pois estudos mostravam uma ligação entre o uso de anticoncepcionais e abortos. No entanto, de acordo com informações do site Mayo Clinic, esse não é mais o caso. Estudos recentes têm mostrado que a concepção realizada logo após a interrupção da pílula não significa necessariamente que a mulher possua maior risco de um aborto espontâneo. Com base nesses novos dados, não há nenhuma razão médica para ter que esperar um período antes de tentar engravidar.
Como o corpo funciona após a pílula
Quando a mulher para de tomar o remédio e não fica grávida imediatamente, significa que seu corpo precisa de um tempo para se autorregular. De acordo com o Mayo Clinic, pode-se levar cerca de duas semanas após sua interrupção para que a ovulação aconteça ou mais tempo. Como o corpo está tentando regular o sistema sem os hormônios produzidos pelo contraceptivo, a primeira menstruação da mulher pode acontecer de quatro a seis semanas mais tarde.
Converse com um médico
Quando você decide ter um filho ou qualquer coisa que afete sua saúde, é importante conversar com um médico para se certificar de que está recebendo todas as informações necessárias. Novos dados médicos são lançados o tempo todo e seu médico deve ter informações atualizadas.