Como as paredes dos átrios e dos ventrículos se diferem?

Autor: William Ramirez
Data De Criação: 23 Setembro 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
Como as paredes dos átrios e dos ventrículos se diferem? - Artigos
Como as paredes dos átrios e dos ventrículos se diferem? - Artigos

Contente


O coração tem a função de bombear sangue para o corpo (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Função e forma

O coração é composto por quatro câmaras: as superiores, à esquerda e à direita, são os átrios, e as câmaras inferiores, esquerda e direita, são conhecidas como ventrículos. Os átrios tem a função de receber o sangue e posteriormente conduzi-lo aos ventrículos, que, em seguida, o envia para os pulmões e outras partes do corpo. Como cada um tem uma função diferente, as estruturas dos átrios e dos ventrículos podem ser diferentes.

Os ventrículos

As paredes dos ventrículos são espessas e musculosas, pois tem que ser fortes o suficiente para bombear o sangue para fora do coração e através do corpo. A parede muscular que reveste o ventrículo é chamada de parede interventricular.


O átrio

Em contraste com as paredes grossas e musculares dos ventrículos, as dos átrios são mais finas e estão alinhadas com os chamados músculos pectinatos. Eles se assemelham a estruturas e a linha da parede anterior. As paredes finas dos átrios, quando comparadas com as dos ventrículos, estão diretamente relacionadas com a sua função: o sangue flui para o átrio, sendo necessário pouca força (e, portanto, menos músculo cardíaco nas paredes) para movimentar o sangue até ele.