Como calcular o domínio e o intervalo em uma calculadora gráfica

Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 13 Agosto 2021
Data De Atualização: 22 Novembro 2024
Anonim
Como calcular o domínio e o intervalo em uma calculadora gráfica - Artigos
Como calcular o domínio e o intervalo em uma calculadora gráfica - Artigos

Contente

O domínio de uma função é o conjunto de todos os valores X que são verdadeiros para uma função específica. O intervalo é um conjunto de todos os valores Y que são verdadeiros para uma função específica. Essas duas características da função são fáceis de calcular, no entanto, os recursos especiais disponíveis na maioria das calculadoras gráficas podem ajudá-lo a observar e verificar o domínio e o intervalo sem qualquer trabalho de adivinhação.


Instruções

As calculadoras gráficas podem ajudá-lo a observar e a verificar o domínio e o intervalo (calculatrice image by Noé Rouxel from Fotolia.com)
  1. Pressione o botão "Y=" ou o botão "Function" (Função) na calculadora gráfica. Use o botão de variável ("X", "T", "?" ou "n") e outros botões necessários para a função.

  2. Veja o gráfico da função.

  3. Altere os parâmetros da janela, de modo que o gráfico se encaixe nela, alterando as configurações de "Window" (Janela) da calculadora. As configurações de janela padrão são Xmin = -10, Xmax = 10, Ymin = -10, Ymax = 10.

  4. Avalie o domínio e o intervalo e dê um palpite olhando para o gráfico. Se estiver representando X^2, é possível observar que o domínio inclui todos os números inteiros de X, pois o gráfico é claramente contínuo em ambos os lados positivos e negativos do eixo X. Por outro lado, é possível ver que o intervalo inclui todos os valores de Y iguais ou superiores a zero, tendo em vista que o gráfico não se estende para baixo, abaixo de Y = 0 em qualquer ponto.


  5. Use o recurso "Table" (Tabela) da calculadora gráfica para verificar o domínio e o intervalo avaliado pela inserção das configurações da tabela. Certifique-se de que as variáveis ​​independentes (Y) e as dependentes (X) estejam definidas como "Automatic" (Automático), a calculadora inserirá os valores para você e então altere as configurações para incrementos de 0,1 para X.

  6. Veja a tabela. Percorra-a para ter certeza de que existe um valor Y para cada valor X indicado.

Dicas

  • Se não tiver uma boa ideia de como seu gráfico se parece na calculadora gráfica, conecte números diferentes nas configurações de "Window" (Janela). Por exemplo, se parecer que o gráfico está muito grande para a janela, torne os valores X e Y maiores. Use o bom senso e brinque com os números até obter uma boa imagem do gráfico da função.

Aviso

  • Verifique se a função foi digitada corretamente. Se usar parênteses, preste mais atenção à forma como a função é inserida.