Contente
- Polinização do pessegueiro
- Processo de polinização
- Polinização manual
- Efeitos do tempo
- Dicas de cuidado para um pessegueiro
Para que o fruto se desenvolva, o pólen que vem da parte masculina da flor deve ser transferido ao estigma, ou parte feminina da planta. Este é o processo de polinização. Se a polinização ocorre entre as flores de uma só planta ou árvore, isto é chamado de autofrutificação, e a planta é considerada autopolinizada. Se o pólen necessitar de uma segunda variedade, o processo é chamado de polinização cruzada.
Partes masculinas e femininas de uma planta (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Polinização do pessegueiro
A maioria dos pessegueiros são autopolinizados, mas uma diversidade é a exceção: o J. H. Hale requer polinização por outro tipo de pessegueiro. Todos os outros tipos lhe permitem plantar apenas uma árvore e estar assegurado da produção de frutas quando a árvore estiver madura o suficiente.
Processo de polinização
A polinização é geralmente realizada por insetos, mais particularmente a abelha. Outros insetos polinizadores incluem vespas, formigas, borboletas e mariposas. Eles carregam o pólen em suas patas, e como eles coletam néctar de cada flor, um pouco de pólen em suas patas é depositado em cada flor que eles visitam.
Polinização manual
A polinização manual também pode ser realizada se as abelhas estão em escassez na sua área. Alguns produtores recorrem à polinização manual para estimular a produção de frutas. Recomenda-se colher flores de toda a árvore e então esfregar as flores colhidas contra os estigmas das flores ainda presentes. Outros usam pincéis para coletar pólen nas cerdas, assim como um inseto coletaria, e então transferem de flor a flor. É tedioso, mas pode salvar o dia.
Efeitos do tempo
O tempo pode exercer um papel crucial em determinar se os pessegueiros serão polinizados. Quando a temperatura alcança níveis quentes cedo, as árvores reagem, emitindo seus botões. Dois problemas podem ocorrer: um é a possibilidade de uma geada, que pode matar as flores antes que elas tenham tido a chance de polinizar. Não há nada que se possa fazer para se proteger contra esta situação. O outro problema em potencial é que os botões podem florescer antes da população de insetos ser despertada de suas habitações hibernais. Neste caso, a polinização manual pode ajudar.
Dicas de cuidado para um pessegueiro
Fornecer bons cuidados para seu pessegueiro é a melhor garantia de que ele irá polinizar e produzir frutos. Plante-o onde ele possa receber sol pleno e boa circulação de ar. Apare as gemas laterais, os galhos indesejáveis que crescem na haste principal de outros galhos. Eles drenam nutrientes dos galhos mais resistentes, onde mais tarde suas frutas irão crescer. Remova os galhos depois da safra ser colhida, e remova as frutas se a árvore parecer que produziu demasiadamente, senão, a maioria das frutas não irá amadurecer adequadamente.